Colégio de SP chega ao top 3 do prêmio Melhor Escola do Mundo

São Paulo Depois de figurar como finalista, agora a Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Vila Guilherme, zona norte da capital paulista, está classificada no “top 3” do prêmio de “Melhor Escola do Mundo”. A premiação tinha 50 escolas de todo o mundo na reta final em cada uma das cinco categorias.

Na etapa atual, na categoria “Colaboração da Comunidade”, a Pedro Costa, como é conhecida, concorre com um colégio nos Estados Unidos e outro na Argentina.

De acordo com a entidade organizadora da premiação, a escola brasileira se destaca por um clube de xadrez, aulas de atletismo e de ginástica que “transformam entidades em líderes comunitários e pensadores criativos”.

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Escola estadual vira finalista de prêmio internacional com projeto de atletismo e xadrez

Projetos de atletismo e xadrez foram implementados em escola por meio de parceria com ONG
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Projeto de xadrez em escola estadual ganha projeção internacional

Anderson Timóteo / Divulgação Governo de SP

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Escola estadual vira finalista de prêmio internacional com projeto de atletismo e xadrez

Anderson Timóteo / Divulgação Governo de SP

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Projetos de atletismo e xadrez foram implementados em escola por meio de parceria com ONG

Reprodução/Facebook

A vendedora será anunciada no dia 24 de outubro e receberá um prêmio de 50 mil dólares (cerca de R$ 270,9 mil).

Conheça a escola

O xadrez e o atletismo são projetos extracurriculares feitos em cooperação com a ONG Parceiros da Educação e foram adotados pela Pedro Costa no ano passado.

Segundo a diretora da escola Janaína Freire, as atividades promoveram “nítida transformação” na comunidade escolar, que tem 300 estudantes matriculados.

“Esses projetos se tornaram pilares de desenvolvimento social, físico e intelectual para nossos estudantes. O xadrez, com sua riqueza estratégica e capacidade de estimular o raciocínio lógico, proporcionou aos alunos ferramentas valiosas para o aprendizado e para a vida”, disse ela.

“O atletismo, por sua vez, promoveu a saúde física e o bem-estar dos alunos, incentivando a prática regular de exercícios e a adoção de um estilo de vida ativo. As atividades realizadas em parques próximos à escola incentivaram a integração com a comunidade e a valorização do espaço público”, acrescentou.

Desde que as atividades foram implementadas, a unidade apresentou melhoras em indicadores de ensino, como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Sarersp) e o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

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