
Os candidatos aprovados no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) podem se matricular nas instituições públicas de ensino superior até esta segunda-feira (3). O prazo, que terminaria na sexta-feira (31), foi prorrogado pelo MEC (Ministério da Educação).

As universidades poderão divulgar os classificados na lista de espera do Sisu entre 12 de fevereiro e 30 de setembro – Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/ND
A decisão se deu pelo atraso do MEC na divulgação dos aprovados no Sisu 2025, que estava prevista para domingo (26) e só saiu na segunda-feira (27). O resultado pode ser acessado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Este ano, foram 254.899 candidatos selecionados em primeira chamada, sendo 50,5% em ampla concorrência, 43,8% por meio de cotas e 5,7% em ações afirmativas das próprias universidades.
Como os aprovados no Sisu podem garantir a matrícula?

Os aprovados no Sisu devem se atentar às condições de matrícula da universidade que escolheram – Foto: Reprodução/Freepik
O MEC esclarece que a matrícula é responsabilidade do estudante, que deve observar as condições e documentos exigidos pela instituição que escolheu no momento da inscrição no Sisu 2025.
Os horários e locais de atendimento também são definidos pela universidade. O procedimento de matrícula pode ser online ou presencial, por isso os aprovados no Sisu devem ficar atentos ao edital de cada unidade.

A partir da média do Enem, o Sisu possibilita que candidatos ingressem em instituições públicas de ensino superior – Foto: Reprodução/ND
As instituições de ensino superior poderão divulgar os classificados na lista de espera entre 12 de fevereiro e 30 de setembro. Os candidatos que não passaram nas duas opções de cursos na chamada regular tinham até sexta-feira para manifestar interesse na lista do Sisu.
Criado em 2010, o sistema permite que estudantes ingressem em universidades públicas por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Superior). Na edição de 2025, o programa reuniu 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em todas as regiões do país.