Navio com mais de 220 metros encalha no canal que dá acesso a porto no Maranhão


Navio mercante Forte de São Felipe encalhou no sábado (17), dentro de um canal que dá acesso ao porto da empresa Alumar, no litoral de São Luís. Capitania dos Portos diz que não há risco de vazamentos ou danos estruturais na embarcação. Navio mercante Forte de São Felipe encalha em canal de propriedade privada em São Luís (MA)
Divulgação/Redes Sociais
O navio mercante Forte de São Felipe, de bandeira brasileira, está encalhado desde a manhã de sábado (17), no canal de propriedade privada que dá acesso ao porto da empresa Alumar, no litoral de São Luís. A informação é da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A embarcação que conta com 229 metros de comprimento está há mais de 24 horas encalhada na região. O navio havia saído do Porto de Juruti, no Pará e tinha como destino o Porto da empresa Alumar, no litoral da capital maranhense, quando encalhou no canal de propriedade privada.
Desde o sábado, rebocadores trabalham para o desencalhe da embarcação. Uma nova tentativa de desencalhe chegou a ser feita na tarde deste domingo (18), mas não foi concluída com êxito. A previsão é que uma nova tentativa seja feita nas próximas horas.
A Capitania dos Portos no Maranhão informou que ao ser notificada do encalhamento, deslocou uma equipe até o local para coletar informações sobre o caso, garantir a segurança da navegação e a evitar a poluição de fontes hídricas. Os tripulantes da embarcação passam bem e estão sendo assistidos pela equipe.
De acordo com a Capitania dos Portos, não há risco de vazamentos da carga ou danos estruturais no navio. Além disso, devido a situação da embarcação, foi divulgado um ‘Aviso aos Navegantes’ que informa a posição do navio no mar para evitar riscos na área.
Ao g1, a Capitania dos Portos afirmou que vai abrir um inquérito para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido.
Também por meio de nota, a Alumar afirmou que, embora o navio não seja controlado ou operado pela empresa, disponibilizou equipes para apoiar a praticagem e auxiliar as autoridades competentes no desencalhe da embarcação (Veja a nota completa sobre o caso mais abaixo).
Nota da Alumar sobre encalhe do Navio Mercante Forte de São Felipe:
“Na tarde deste sábado (17), um navio que atende a logística da ALUMAR encalhou na entrada do canal de acesso ao terminal de uso privado. Embora o navio não seja controlado e operado pela ALUMAR, imediatamente após o ocorrido, o Consórcio se colocou à disposição para apoiar a Praticagem, o Armador do Navio responsável e as Autoridades competentes. Foram acionados, preventivamente, o Plano de Emergência Individual (PEI) e o Plano de Ajuda Mútua (PAM). A ALUMAR reafirma o seu compromisso com o seus valores e o respeito às pessoas e o meio ambiente.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.