
Localizado na região Norte de Florianópolis, a cerca de 25 quilômetros do Centro, Jurerê Internacional é o bairro mais famoso da capital de Santa Catarina.
Planejado, com ruas largas e bem arborizadas, mansões e carros importados e festas badaladas de fama internacional deram a ele apelidos como Miami Beach e Beverly Hills brasileira.
O roteiro do que fazer em Jurerê Internacional inclui conhecer a praia em si e muito mais, passando do glamour de seus beach clubs a um passeio agradável por espaços verdes e um café no charmoso shopping a céu aberto.
Confira o que fazer em Jurerê Internacional e programe-se para o melhor do verão por lá.
Tomar banho de sol e de mar

Curtir o mar e a faixa de areia alargada são o primeiro item do roteiro do que fazer em Jurerê Internacional – Foto: Allan Carvalho/PM Florianópolis/Divulgação
Claro que esse é o ponto número 1 do roteiro do que fazer em Jurerê Internacional. A praia tem cerca de dois quilômetros de extensão e uma faixa de areia recém alargada que multiplicou seu tamanho para aproximadamente 40 metros. Por isso, desde março de 2024, o banho de sol ganhou mais espaço.
O mar é bastante tranquilo, com pequenas e suaves ondas e água morninha (no verão). Por sua vez, a vegetação de restinga contorna de verde toda a areia branquinha. Por esse motivo, passarelas de madeira passam entre a vegetação e fazem a travessia de pessoas até a praia.
Jogar bola na areia da praia
Para quem curte jogar vôlei ou beach tennis vai gostar de ter à disposição duas quadras na areia para bater bola. Os espaços esportivos ao ar livre ficam mais ou menos no meio da extensão da praia.
Passear de lancha
Em Jurerê Internacional é muito comum os banhistas dividirem o mar com lanchas e veleiros. Há diversas agências no bairro que oferecem passeios de lanchas para o dia inteiro, com roteiros que contemplam um tour pelas praias do Norte de Floripa ou personalizado pelo cliente.
A experiência também pode incluir contratação de serviços gastronômicos, como o preparo de churrascos e drinks. Os valores dependem do modelo da lancha e da empresa. Há custos em torno de R$ 2 mil para o dia e outros que ultrapassam os R$ 5 mil, que podem ser rateados entre os tripulantes da lancha.
Caso você prefira um passeio de Barco Pirata, com vista panorâmica de Jurerê Internacional, basta se dirigir à vizinha Canasvieiras, de onde partem esses famosos temáticos.
Fazer um tour pelo bairro

Bairro é conhecido por suas casas de luxo – Foto: Luis Debiasi/ND
Percorrer as ruas largas, arborizadas e ocupadas por mansões pode ser uma atração do seu roteiro do que fazer em Jurerê Internacional. Afinal, as arquiteturas de alto padrão do bairro planejado tiveram e têm importante contribuição à fama que ele ganhou.
Casas sem portão, em estilo norte-americano, amplos e bonitos jardins e carros importados nas garagens são comuns na paisagem urbana de Jurerê Internacional.
Escolher um beach club para chamar de seu (queridinho)

Parador 12 (P12) é um dos vários beach clubs famosos de Jurerê – Foto: P12/Redes Sociais/Divulgação
Um beach club, ou clube de praia, é um lugar que congrega gastronomia, shows e lazer, onde as pessoas podem passar o dia inteiro de frente para o mar, com saída direto para praia, e estrutura como espreguiçadeiras, piscina, entre outros.
Jurerê Internacional é reconhecida internacionalmente pelas festas dos beach clubs, responsáveis por atrair pessoas famosas, como artistas e jogadores de futebol à Floripa. Por esse motivo, é chamado também de Ibiza brasileira, em alusão à ilha espanhola famosa por suas festas e boates.
Por conta de um impasse judicial algumas dessas casas não estão funcionando. Ainda assim há opções abertas, especialmente na temporada de verão. O P12 é um dos mais famosos. Tem também o 300 Cosmo, o Acqua Plage e o Folha Beach Club para completar o roteiro do que fazer em Jurerê Internacional.
Passear no Jurerê Open
Um shopping a céu aberto com mais de 60 operações, entre lojas, restaurantes e prestadores de serviço, dispostas em quatro quadras da Avenida dos Búzios, no centro de Jurerê Internacional, e pertíssimo da praia. Este é o Jurerê Open.
O empreendimento também dispõe de parquinho infantil, “ilhas” com poltronas e cadeiras e até um palco para shows, onde ocorrem apresentações culturais ao longo do ano.
Há quem diga que o espaço é como uma grande sala de estar, bonita e aconchegante. Ideal, por exemplo, para um café no meio da tarde. Fechado para carros, o movimento por ali é apenas a pé ou de bicicleta.
Desfrutar áreas verdes

Amoraeville é uma das opções verdes do que fazer em Jurerê Internacional – Foto: Jurerê In/Divulgação
Jurerê Internacional conta com alguns espaços verdes onde é gostoso passear tranquilamente, fazer caminhadas, andar de bicicleta. Um deles é o Amoraeville, um parque linear com muita área gramada para piqueniques, lagos, parquinho e ciclovia.
Outro desses espaços é o Bosque Pé-de-Fruta, mantido por moradores e com várias opções de árvores frutíferas, como ameixa, laranja, manga, entre outras.
Por fim, opção bastante conhecida é o Passeio dos Namorados, um caminho de cerca de dois quilômetros paralelo à praia, entre a Avenida dos Búzios e a Rua das Algas.
De um lado, estão luxuosas casas e do outro a vegetação de restinga que antecede a areia. Algumas passarelas de madeira conectam o passeio à praia ao longo do percurso. O Passeio dos Namorados também passa por diferentes beach clubs de Jurerê.
Garantir uma foto na torre do IL Campanario
O IL Campanario é um resort de Jurerê. O empreendimento, que tem seu restaurante aberto ao público, também tem uma torre de observação, com 30 metros de altura, aberta a não hóspedes. Lá do alto é possível ter uma visão ampla do bairro e da praia e garantir boas fotos de recordação.
Anote aí para colocar em seu roteiro do que fazer em Jurerê Internacional: ela está localizada na Avenida dos Salmões, funciona todos os dias, das 8h às 20h.
Saborear os restaurantes locais

Restaurante Alameda é um dos que têm vista para o mar – Foto: Restaurante Alameda/Redes Sociais/Divulgação
Há muitas opções gastronômicas em Jurerê Internacional. Algumas das possibilidades muito bem avaliadas pelo público incluem o italiano Olivia Cucina Jurerê, eleito melhor restaurante de Florianópolis pelo TripAdvisor; o Noma Sushi; o Rocca Restaurante, dedicado a uma cozinha contemporânea autoral; o Ammo Beach, o Acqua Plage, o Alameda e o Iguarias Cozinha do Mar com cardápios predominante de frutos do mar.
A churrascaria Original na Brasa Parrilla é igualmente muito bem avaliada, assim como os restaurantes de buffet Paniamo e Nice.
Passeio de canoa havaiana até a Ilha do Francês
Paraíso de areia clara e águas calmas, a Ilha do Francês está a um quilômetro da costa da vizinha Praia de Canasvieiras. Uma das formas de chegar até ela é em uma canoa havaiana. Os passeios partem de Jurerê e são operados pela empresa Kanaloa Va’a. Na alta temporada, tem passeio saindo praticamente todos os dias.
São pouco mais de três quilômetros (ida e volta) de remada coletiva e duração de 2 horas, incluindo o tempo para desfrutar a ilha. Não é preciso saber nadar para fazer o passeio e tem custo por pessoa. Baita experiência para colocar no roteiro do que fazer em Jurerê Internacional,.
O que fazer em Jurerê Internacional à noite?

A Milk é uma casa noturna de Jurerê Internacional – Foto: MilkClub/Divulgação/ND
A vida noturna em Jurerê Internacional é movimentadíssima. Especialmente na alta temporada de verão, os beach clubs promovem diversos shows de artistas e DJs nacionais e internacionais e são uma opção no roteiro.
Fora eles, têm as inúmeras baladas no bairro, como a de música eletrônica Milk Club e o complexo de entretenimento Music Park, onde ocorrem grandes shows e estão instaladas outras casas como o Stage Music Park; a de música eletrônica conceitual, Terraza Music Park; a luxuosa Posh Club e a Indoor Music Park. Vale conferir suas agendas de atrações.
Para quem prefere ambientes mais tranquilos, opções são os bares de Jurerê Internacional. O clássico e intimista Positano Diamond Bar by D’Vie é o primeiro bar com joalheria da América Latina e tem um menu de alta culinária. Há também o PURO Oyster Bar e o Jay Bistrô.
As opções seguem com as cervejarias e restaurantes do Jurerê Open; hamburguerias como Beach Burger Jurerê e o Cine Café (que é também creperia); o Bar do Cris e sua comida de boteco e música ao vivo; e pizzarias como a La Botte Pizzaria, com massas de longa fermentação; a Forneria Paulistana e a Casa da Pizza Jurerê.