PF prende um dos condenados pelo crime que ficou conhecido como a Chacina de Unaí

Hugo Alves Pimenta está na carceragem da Polícia Federal em Campo Grande. O empresário foi um dos sete condenados pela chacina no interior de Minas Gerais. Hugo Pimenta, um dos condenados pela Chacina de Unaí, é preso em Campo Grande
A Polícia Federal prendeu, em Mato Grosso do Sul, um dos condenados pelo crime que ficou conhecido como a Chacina de Unaí.
O empresário Hugo Alves Pimenta está na carceragem da Polícia Federal em Campo Grande. Ele foi preso na madrugada desta terça-feira (13) em um hotel, usando passaporte falso. Hugo Pimenta foi um dos sete condenados pela Chacina de Unaí, no interior de Minas Gerais.
Em janeiro de 2004, três auditores do Ministério do Trabalho e um motorista foram executados durante uma fiscalização contra trabalho semelhante à escravidão em fazendas da região. Uma das vítimas já tinha denunciado ao Ministério Público ter recebido ameaças de morte.
Segundo as investigações, Hugo Pimenta contratou os pistoleiros que executam os ficais e o motorista. Em 2015, a Justiça o condenou a 96 anos de prisão. Mas, ele fez um acordo de delação premiada e conseguiu reduzir a pena para 47 anos. E, em 2022, o Superior Tribunal de Justiça reduziu a pena dele para 27 anos. O STJ, ainda, permitiu que ele aguardasse o julgamento de recursos em liberdade.
Mas, desde setembro de 2023, Hugo Pimenta passou a ser considerado foragido. O STJ atendeu a uma ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF – Supremo Tribunal Federal, e decidiu pela execução provisória da pena. A lei conhecida como ”Pacote Anticrime” determina que condenados pelo tribunal do júri a mais de 15 anos de prisão devem começar a cumprir a pena imediatamente, mesmo que ainda possam recorrer.
Essa mesma decisão se aplicou aos fazendeiros mandantes da chacina: os irmãos Norberto e Antério Mânica. Além do Hugo, Antério Mânica e outros quatro condenados pelo crime estão presos. Norberto Mânica está foragido.
A defesa de Hugo Pimenta declarou que espera reverter a situação no Superior Tribunal de Justiça.
LEIA TAMBÉM
Condenado por chacina, Antério Mânica é transferido para a Penitenciária de Unaí
Chacina de Unaí: Justiça aumenta pena de ex-prefeito Antério Mânica de 64 para 89 anos de prisão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.