
Conforme a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o valor do produto desde a janeiro. Produtores de ovos e padarias da região tentam driblar esse aumento. Reajuste do preço do ovo ultrapassa 40% na região de Sorocaba
Alimento considerado fonte de proteína saudável e alternativa, consumidores sentiram o preço do ovo mais “salgado” desde janeiro até agora, isso porque o valor aumentou cerca de 40%, em diversas regiões do país, segundo Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Em Itapetininga (SP), comerciantes tentam driblar esse aumento, como o Márcio Duarte, proprietário de uma padaria. “Ovo é um produto de necessidade básica em uma padaria, em todos os setores. Variedade de pratos que levam ovo, omeletes, ovos mexidos, fritos…esse consumo subiu também”.
Na padaria, cerca de 90% dos produtos vendidos são preparados com ovos. Segundo o comerciante, por enquanto, ele decidiu não repassar o valor ao consumidor final. “Até porque, a gente usa muito produto do ovo que já vem industrializado, como clara, gema, e esses produtos ainda não tiveram o repasse [do valor]. Que em breve o preço volte ao patamar antigo”.
Na padaria, cerca de 90% dos produtos vendidos são preparados com ovos
Reprodução/TV TEM
Thiago Henrique de Almeida é revendedor de ovos na região e, por mês, vende aproximadamente 500 bandejadas. Ele afirma que a procura continua, mesmo com a alta no valor do alimento. “A gente busca negociar, buscar alternativas, ovo menor ou maior, para fazer promoção e ter atrativo para o nosso cliente e sempre oferecer o produto com preço justo e qualidade”.
Mesmo com o aumento do preço, há quem não deixa de comprar ovos. Jhon Mauro é fisiculturista e na rotina alimentar, o ovo é o alimento principal para ele. “Eu consumo em média 160 ovos por mês. Quando tá o preço alto, eu sempre estou de olho nas promoções”.
Motivo do aumento nos preços
Conforma a Abras, um dos motivos para a alta no valor é o aumento do consumo no Brasil e a falta do produto no exterior. ASPAS, afirma o economista Wagner Souza. “No começo do ano, que iniciam as aulas, o ovo é muito utilizado na merenda escolar e isso foi um dos motivos que aumentou o preço”.
Outro motivo, avaliado pelo economista, seria a influência do valor do dólar na economia brasileira. “O segundo motivo é a exportação dos ovos para o Estados Unidos e, com o aumento do dólar, provavelmente, houve um direcionamento para aumentar o valor desse produto”, afirma.
Influência do valor do dólar na economia brasileira pode ter sido motivo pelo aumento no valor do produto
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM