Governo mantém Parque Nacional de Chapada dos Guimaraes (MT) sob administração do ICMBIO


No início de fevereiro, a concessionária Parques Fundos de Investimento em Participações (FIP) em Infraestrutura foi a vencedora do leilão para levar a concessão do Parque. A concessionária será responsável por investir na infraestrutura do local pelo período de 30 anos. Cidade de Pedra, Parque Nacional de Chapada dos Guimarães
Geoparque Chapada dos Guimarães
Um decreto do presidente Lula retirou reservas e parques nacionais do Programa Nacional de Desestatização (PND), entre eles, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. A medida mantém as reservas sob administração do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e possibilita que a iniciativa privada assuma serviços de atendimento aos turistas.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
Ao todo, 19 unidades de conservação foram retiradas da lista de privatização. Entre os principais nomes estão:
Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT)
Floresta Nacional de Brasília (DF)
Floresta Nacional de Ipanema (SP)
Parque Nacional de Jericoacoara (CE)
Parque Nacional do Iguaçu (PR)
Segundo o presidente do ICMbio, Mauro Oliveira Pires, o decreto reafirma que as reservas não serão privatizadas.
“O decreto do presidente é exatamente para indicar que as unidades de conservação continuam como patrimônio do povo brasileiro. A empresa concessionária é agora obrigada a fazer investimentos nos estacionamentos, trilhas e pequenos restaurantes para que o turista tenha o mínimo de infraestrutura”, diz.
🌲Concessão do Parque
No início de fevereiro, a concessionária Parques Fundos de Investimento em Participações (FIP) em Infraestrutura foi a vencedora do leilão para levar a concessão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O Governo de Mato Grosso desistiu de concorrer e não participou da sessão.
A decisão foi tomada durante a Sessão Pública do Leilão, na B3, para abertura do envelope 2, após lance de R$ 926 milhões.
A concessionária será responsável por investir cerca de R$218 milhões na infraestrutura do local para visitação de turistas pelo período de 30 anos. Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a vitória da concessionária não se trata de privatização, mas uma concessão.
📝Gestão
O governo estadual já havia feito várias tentativas ao governo federal para assumir a gestão do parque nos últimos três anos. Entretanto, a gestão anterior não acatou o pedido. Ao contrário, o governo federal decidiu pela concessão do parque.
A gestão do parque segue nas mãos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal.
A concessão feita pelo ICMBio teve como objetivo ampliar a prestação de serviços de apoio à visitação, promovendo a revitalização do meio ambiente e garantir a modernização do parque sob gestão da iniciativa privada.
LEIA MAIS:
Justiça Federal suspende licitação para concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (MT)
Justiça revoga decisão e mantém licitação para concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (MT)
🐦O parque
Cidade de Pedra é um dos atrtivos do Parque Nacional Chapada dos Guimarães.
Taylor Nunes/Divulgação
Criado em 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães possui 32.630 hectares de área para assegurar e proteger amostras significativas dos ecossistemas locais, além de espécies nativas do Cerrado, inclusive ameaçadas de extinção.
O parque abriga paisagens únicas e abriga sítios arqueológicos que ajudam a contar o povoamento da região. Em 2000, foi declarado como Reserva da Biosfera do Pantanal. Em 2019, recebeu mais de 180 mil visitantes, figurando dentre os parques nacionais mais visitados do país.
A proximidade com Cuiabá também torna a unidade atrativa para a visitação. Em 2019, o Parque recebeu mais de 180 mil visitantes, figurando dentre os parques nacionais mais visitados no país.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1MT no WhatsApp
Adicionar aos favoritos o Link permanente.