
Imagine a angústia de uma criança perdendo a visão de repente. Essa é a realidade de várias família na China, onde casos de perda de visão em crianças na China têm chamado a atenção da comunidade médica. Um novo estudo busca entender as causas por trás desse fenômeno.

Uma série de perda de visão em crianças na China levantou alerta de cientistas – Foto: Canva/ND
Recentemente, uma série de casos em que crianças na China tiveram perda de visão chamou a atenção de médicos e pesquisadores.
O fenômeno afetou oito crianças, todas com cerca de oito anos, e está sendo investigado por especialistas que sugerem que a condição pode ser uma disfunção retiniana rara.
O que sabemos sobre a perda de visão em crianças na China?
Um estudo publicado na JAMA Ophthalmology, revela que os sintomas começaram após episódios de febre, associados a resfriados. Os pacientes, que não tinham histórico de problemas de visão, foram encaminhados para centros especializados em retina pediátrica. Casos de doenças retinianas hereditárias e outras condições como uveíte foram descartados.

Perda de visão em crianças na China preocupa cientistas – Foto: Canva/ND
Em média, os sintomas começaram cerca de 16 dias após a febre, com queixas de perda de visão e diminuição do campo visual. O quadro exigiu tratamentos intensivos, como corticosteroides, imunoglobulina intravenosa e metotrexato, para controlar a inflamação.
Embora a condição tenha causado danos gravíssimos, a boa notícia é que a maioria dos pacientes obteve uma recuperação significativa, com muitos alcançando uma melhora visual de 20/40 ou melhor.
Esse progresso animador sugere que o problema pode ser uma doença pouco reconhecida, proposta pelos pesquisadores como “disfunção retiniana externa hiperaguda”.
Perda de visão em crianças na China pode ter relação com a encefalite autoimune
Os especialistas propõem que essa condição tenha semelhanças com a encefalite autoimune, sugerindo que a causa possa ser mediada por anticorpos. Contudo, alertam que mais estudos são necessários para compreender completamente as origens e o tratamento dessa doença misteriosa.
Este é um alerta para a comunidade médica global sobre a importância de investigar doenças raras, que podem surgir de forma súbita e impactar a saúde de crianças em todo o mundo.

Especialistas propõem que essa condição de perda de visão em crianças na China tenha semelhanças com a encefalite autoimune, sugerindo que a causa possa ser mediada por anticorpos – Foto: Canva/ND
O que é encefalite autoimune?
Conforme os especialistas do estudo, encefalite autoimune é uma condição em que o sistema imunológico ataca de forma errada o cérebro, causando inflamação. Isso acontece quando o corpo, por erro, identifica células cerebrais como ameaças e as ataca, o que pode levar a sintomas como convulsões, perda de memória, dificuldade de fala, alterações de comportamento, entre outros.
Existem diferentes tipos de encefalite autoimune, com algumas associadas a anticorpos específicos que atacam certas proteínas ou células do cérebro. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado, que pode incluir imunossupressores, são fundamentais para controlar os sintomas e evitar danos permanentes ao cérebro.