Com alta incidência de dengue, bairro de Campo Grande terá ação de combate e prevenção durante o carnaval


Agentes de saúde vão estar percorrendo as residências e os comércios locais no bairro Parati, orientando os moradores sobre as medidas de prevenção e eliminação do mosquito aedes aegypti. Agentes de saúde na ação de combate e prevenção a dengue
Secretaria de Saúde/Divulgação
Com alta incidência de casos de dengue, o bairro Parati, em Campo Grande, terá ação de combate e prevenção ao mosquito aedes aegypti durante os dias de carnaval. Segundo a secretaria de Saúde (Sesau), os agentes de saúde vão percorrer as residências e os comércios locais, orientando os moradores da região.
Entre os dias 1º de janeiro e 6 de fevereiro deste ano, foram notificados 816 casos de dengue em Campo Grande. Até o momento, não houve a notificação de nenhum caso de zika e apenas um caso de chikungunya.
Em todo o ano passado a capital registrou 17.033 notificações de dengue e seis óbitos provocados pela doença. Foram notificados, de janeiro a dezembro de 2023, 92 casos de zika e 176 de chikungunya.
“Pedimos que a população colabore cuidando do seu quintal e também receba bem os nossos agentes. Hoje, conforme levantamentos do serviço de vetores, 80% dos focos são encontrados dentro das residências. E isso nos alerta para a necessidade de cada um fazer a sua parte”, destaca Rosana Leite de Melo, secretária de saúde.
Cuidados contra o aedes aegypti
Aedes aegypti é reconhecido por sua coloração escura com listras brancas ao longo do corpo e pernas; ele é menor que outros mosquitos comuns e é diurno
GETTY IMAGES via BBC
Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água.
Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública.
Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública.
Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo.
Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.
Vacina contra a dengue em MS
De acordo com o Ministério da Saúde, Mato Grosso do Sul deve receber 41.783 doses da vacina contra a dengue, referente a 1ª remessa para operacionalização da estratégia de vacinação contra a doença. Segundo a secretaria de Estado de Saúde (SES), não foi informado o horário da chegada do imunizante, que pode acontecer a partir desta sexta-feira (9) até a próxima segunda-feira (12).
O primeiro público alvo para vacina, será de crianças de 10 e 11 anos, pela faixa etária apresentar maior número de hospitalizações pela doença.O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
*Estagiária sob supervisão de Rafaela Moreira
Veja mais vídeos de Mato Grosso do Sul:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.