Samu e PM registram quase 5 mil trotes em 2023 no Acre


No Samu, o crescimento foi de 13% em comparação ao ano de 2022. Maioria dos trotes são cometidos por crianças e pré-adolescentes. Trotes são passados principalmente por crianças e pré-adolescentes.
Reprodução/TV Acre
Um levantamento feito pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp-AC) revelou que somente em 2023, o número 190, emergência da Polícia Militar (PM-AC), recebeu quase 5 mil trotes, com ligações que acontecem com mais frequência entre 12h e 13h e após às 17h.
LEIA MAIS:
Quem passar trote para serviços de emergência pode ser multado em até R$ 58 no Acre, define lei
No AC, homens passam trote para Samu e dão cantadas em atendentes
Outro serviço essencial que teve um grande número de trotes foi o 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em 2023, o Samu recebeu 259 trotes, um crescimento de 13% em comparação ao ano de 2022, quando foram recebidos 205 trotes.
O secretário da pasta, coronel José Américo Gaia, explica que há números que ligam rotineiramente e estão sendo identificados. Ele comentou ainda que já existe um processo de regulamentação de lei que prevê multa se o número identificado estiver, realmente, aplicando trotes.
“Esse número que está sendo usado como trote, é uma pessoa que nós deixamos de atender naquele momento. Não só por conta do trote, mas as vezes nós temos problemas com as linhas telefônicas e quando ligam e cai a ligação, também é um uso que poderia estar sendo mais produtivo, se fosse uma ligação direta de uma pessoa que está passando por algum tipo de problema relacionado com segurança pública”, pontua.
Já o coordenador de comando e controle de operações da PM-AC, Major Barroso, relata que a maioria dos trotes são cometidos por crianças e pré-adolescentes.
“Coincidentemente, coincidem com o horário que os alunos estão saindo das aulas. Algumas estão entrando nas escolas. O perfil de quem liga infelizmente são crianças, pré-adolescentes que ligam muito e as vezes alguns adultos também ligam. Dessa forma indevida as vezes passando trote, as vezes querendo saber informações que não dizem respeito ao serviço emergencial. A orientação que a gente passa com relação aos pais é ter cautela com seu aparelho de telefone”, pede.
Quase 5 mil trotes foram feitos para a PM e Samu no Acre em 2023
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.