Documentário mostra jornada de agricultores para preservar modo de vida em meio à expansão do agronegócio em Santarém


A produção audiovisual ‘Além da Estrada’ aborda como a soja contribui para o fim da agricultura familiar em Santarém. Produtor Miguel Santos sente os efeitos do agronegócio na sua produção de hortaliças
Divulgação
Com o avanço da soja na região do Planalto santareno, no município de Santarém, oeste do Pará, agricultores familiares tem sentido o impacto do uso de agrotóxicos próximo as suas plantações, que tem ocasionado na diminuição da produção de alimentos saudáveis, na contaminação da água e transformado a paisagem. Essa situação é abordada no documentário “Além da Estrada”, produção da Souza.DOC.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A produção audiovisual mergulha na vida e nas mudanças dessa região e de algumas comunidades que o cercam, na região do baixo Tapajós. O filme acompanha a jornada de agricultores locais que lutam para preservar seu modo de vida em meio à expansão do agronegócio.
Com direção de Rute Araújo e Victor Souza, o filme estreia nacionalmente no dia 14 de julho, gratuitamente na internet, e busca despertar os olhares para a transição da paisagem ao longo da estrada que atravessa essas comunidades.
Marlene dos Santos e Jesuíno Costa, irmãos que resistem ao avanço da soja
Divulgação
A agricultura familiar está diretamente ligada a identidade cultural e histórica de um povo, em que conhecimentos são passados de geração para geração através do cuidado com a terra. A sua perda, em comunidades com as do Planalto santareno, gera impactos negativos para toda a sociedade, já que diminui a produção de alimentos saudáveis que abastecem as mesas de família santarenas e cidades vizinhas, como também a perda de saberes tradicionais como remédios e plantas medicinais, importantes para a cultura desse povo.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.