Juiz diz que candidato do Ceará foi preso por confusão e manda soltá-lo


Valbert Furtado Rabelo, que disputa o cargo de vereador em Baturité (CE) pelo PRD, foi detido na quarta (18). Nesta quinta (19), Justiça de Pernambuco mandou soltá-lo com a justificativa de que o verdadeiro réu usou indevidamente os dados do candidato. Candidato a vereador em Baturité, Valbert Furtado Rabelo (PRD), foi preso no Ceará.
TSE/Reprodução
Valbert Furtado Rabelo, candidato a vereador de Baturité (CE) pelo PRD, foi solto nesta quinta-feira (19).
Na quarta (18), o g1 mostrou que outros 61 candidatos aptos a disputar as eleições de 2024 eram alvos mandados de prisão inscritos no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), que é administrado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e alimentado pelos tribunais.
Rabelo, que era alvo de um mandado de prisão expedido em maio de 2023, foi preso na quarta (18), após o g1 procurar a Polícia Civil do Ceará em razão da existência do documento.
Nesta quinta, após um pedido da defesa de Rabelinho, o juiz Evandro de Melo Cabral, da Vara de Execução Penal do Recife, mandou soltar o candidato.
Segundo a decisão, Rabelinho teve a carteira furtada no carnaval de Recife em 1999 e os dados, usados pelo verdadeiro réu da ação em que foi preso.
O juiz determinou a imediata soltura do candidato e a exclusão de todos os registros que pudessem levar a nova confusão entre ele e real condenado no processo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.