
A derrota do Avaí diante do Barra, no último sábado trouxe ao menos um ponto positivo para Enderson Moreira. Aos 25 minutos do segundo tempo, o garoto Thayllon, de 18 anos fez sua estreia no profissional e mostrou seu potencial, assim como outros jovens da base avaiana.

Thayllon foi um dos principais destaques do Avaí – Foto: Avaí F.C
Thayllon foi um dos principais destaques do Avaí na Copa São Paulo de Futebol nesta temporada. Atuando pela direita, o jovem demonstrou velocidade e habilidade nos enfrentamentos com os adversários, e não foi diferente em sua estreia no profissional.
Aos 29 minutos, Thayllon teve a melhor chance do Avaí na partida, pegando a bola na intermediária passando por quatro oponentes e acertando a trave esquerda do goleiro Ewerton.

Apesar da derrota, Thayllon se destacou – Foto: Avaí F.C
Além da chance, o jovem ainda demonstrou persistência nas jogadas e sempre explorando a velocidade como ponto principal.
A boa estreia, amplia o leque de opções do técnico Enderson Moreira principalmente com relação aos atletas oriundos das categorias de base do Leão.
Assim como Thayllon, os volantes Jamerson e Tedesco, o atacante Rigley e o meia Fellype Gabriel também já foram utilizados pelo treinador durante o Catarinense.

Enderson Moreira tem utilizado a base e promovido atletas com frequência – Foto: Guilherme Griebeler/Avaí F.C
Mudança no perfil
Uma das principais revelações da base Avaiana nos últimos anos foi a do zagueiro Arthur Chaves, que estreou pelo profissional aos 21 anos.

Jogador chegou ao clube no início da temporada – Foto: TSG Hoffenheim/Reprodução/ND
A mudança no perfil com relação aos atletas formados na categoria de base, pelo menos em 2025 é evidente:
- Rigley – 20 anos
- Thayllon – 18 anos
- Jamerson – 18 anos
- Fellype Gabriel – 18 anos
- Nicolas Tedesco – 16 anos
Todos os atletas já estrearam pelo profissional, sendo o mais utilizado até então o volante Jamerson.
Preparação para o próximo duelo
Nesta terça-feira o elenco do Leão da Ilha se reapresenta e inicia a preparação para o duelo diante do Criciúma, no próximo sábado às 16h30 no estádio da Ressacada.
Para o duelo, os atletas Maurício Garcez e Alef Manga são os mais próximos a retornarem para a equipe dentre os que estão no departamento médico da equipe.

Alef Manga pode estar de volta diante do Criciúma – Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C/ND
Marquinhos Gabriel e Barreto ainda seguem no departamento médico do Leão, sem atualizações sobre seus estados clínicos.