
O Cadastro Único é um sistema utilizado pelo governo para acompanhar a situação de famílias em estado de vulnerabilidade social e implementar mudanças em seus programas de assistência social. Com o Cadastro Único online, o cidadão pode utilizar os serviços e tirar suas dúvidas virtualmente.

O acesso online ao cadastro único facilita bastante a rotina dos beneficiários – Foto: Reprodução/ND
Quais os serviços disponíveis no Cadastro Único Online
Repaginado nos últimos anos, o Cadastro Único online oferece mais agilidade para as famílias inscritas conferirem seus registros, benefícios sociais e atualizar as informações necessárias.
Seja pelo aplicativo ou pelo website, os usuários podem realizar as seguintes operações:
- Realizar o pré-cadastro familiar;
- Consultar o formulário de dependentes e familiares;
- Verificar quais benefícios sociais estão ativos;
- Emitir a comprovação do cadastro;
- Visualizar os postos de atendimento mais próximos;
- Realizar a consulta simples e completa pelo CPF;
- Atualizar registros por confirmação;
- Tirar dúvidas com os atendentes.
Diante dessa gama de funcionalidades, os cidadãos conseguem se manter informados sem sair de casa, utilizando o serviço do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) apenas quando necessário.
Como acessar o CadÚnico online?
A versão online do Cadastro Único está disponível pelo website e pelo aplicativo, que pode ser baixado por dispositivos Android e iOS.

O portal do Cadastro Único permite a consulta dos benefícios sociais pelos usuários – Foto: Reprodução/ND
Encontrado com facilidade nos buscadores, o site é acessível e permite a realização de serviços sem o login, apenas com a consulta pelo CPF do representante familiar.
O acesso às funcionalidades pode ser feito pelo próprio CPF, dígitos do NIS (Número de Inscrição Social) e pela conta gov.br.
Após inserir os dados, o sistema mostrará o status no Cadastro Único, a data da última atualização e outras informações relevantes.
O que é possível fazer online e quando é preciso ir até o CRAS
Boa parte das atividades pode ser realizada de forma virtual, como, por exemplo, a realização do pré-cadastro para as famílias ainda não inscritas no Cadastro Único.
O aplicativo permite a consulta simples e completa dos dados, a emissão do comprovante do CadÚnico, a verificação dos postos de atendimento mais próximos e até mesmo o contato com os atendentes.
Selecionando a função “Atualização Cadastral por Confirmação”, o representante familiar poderá certificar a veracidade das informações posteriormente preenchidas.
É recomendado que o Cadastro Único seja atualizado a cada dois anos, pois isso, essa aba conta com um sistema de cores para alertar a necessidade da confirmação das informações.
O painel funciona da seguinte forma:
- Verde: significa que o cadastro da família está atualizado e não é necessária qualquer ação;
- Amarelo: significa que o cadastro está prestes a ficar desatualizado. Nesse caso, é possível atualizar os dados utilizando a opção “Atualização Cadastral por Confirmação”;
- Vermelho: o cadastro já está desatualizado e é muito importante realizar a atualização cadastral, que também pode ser feita clicando no botão “Atualização Cadastral por Confirmação”.
Contudo, o aplicativo do CadÚnico apenas permite a confirmação dos dados registrados, sendo que mudanças de endereço, trocas de emprego, nascimento ou falecimento de familiar e transferências escolares precisam ser atualizadas presencialmente.
Nessas situações, o representante familiar deverá se dirigir ao posto do CRAS mais próximo a sua moradia para informar as mudanças necessárias e manter os benefícios aos quais tem direito.