
A lendária Volkswagen Saveiro, lançada em 1982 e com uma trajetória marcante no mercado brasileiro, pode estar próxima de se despedir das linhas de produção. Com a chegada da nova picape intermediária — conhecida por enquanto como projeto Udara (ou VW247) — a montadora prepara uma reformulação no seu portfólio de caminhonetes para o Brasil. Segundo fontes e declarações da própria empresa, a Udara deve substituir gradualmente a veterana Saveiro, oferecendo uma proposta mais moderna e alinhada às exigências atuais do consumidor.
Nova picape promete versatilidade para trabalho e lazer
Durante o anúncio de investimentos bilionários na América do Sul, o presidente da Volkswagen para a região, Alexander Seitz, confirmou que o novo modelo será produzido em São José dos Pinhais (PR). O executivo reforçou que a picape será voltada tanto para o uso comercial quanto pessoal, com uma proposta competitiva e mais robusta. A plataforma utilizada será a MQB A0, a mesma de modelos como Polo, Virtus e T-Cross, garantindo um bom equilíbrio entre desempenho, conforto e custo-benefício.
Público da Saveiro deve migrar para o novo modelo
A expectativa é de que a nova picape conquiste principalmente os clientes frotistas e profissionais autônomos que hoje optam pela Saveiro. A atual geração do modelo, que utiliza a base PQ24, está defasada frente aos concorrentes. Com isso, tudo indica que a Saveiro será descontinuada até o final de 2026, dando espaço à Udara, que chegará com mais tecnologia, segurança e desempenho.

Design moderno e motorização híbrida leve
A Udara terá visual inédito e estrutura baseada em componentes do T-Cross, além de dimensões semelhantes à Chevrolet Montana. O motor será o 1.5 TSI Evo2 flex com sistema híbrido leve de 48V, gerando 150 cv e 25,5 kgfm de torque, acoplado a um câmbio automático de oito marchas. A proposta é oferecer eficiência energética e desempenho superior, consolidando a nova picape como o primeiro veículo eletrificado da Volkswagen produzido no Brasil.
Saveiro encerra uma era de quase meio século
Caso a substituição se concretize, a Saveiro se despede após 45 anos ininterruptos de mercado. Mesmo com o facelift de 2023, o modelo deve sair de cena com o início da produção da nova picape em 2026. Rumores indicam que o nome do novo utilitário pode ser Therion, encerrando um ciclo e iniciando uma nova fase para a Volkswagen no competitivo segmento de picapes compactas e intermediárias.
O post Volkswagen pode aposentar a Saveiro e lançar uma nova picape apareceu primeiro em BM&C NEWS.