O novo estudo, “Os impactos econômicos e no mercado de trabalho da IA de modelo aberto”, divulgado hoje pela Linux Foundation (LF) Research e encomendado pela Meta, mostra que muitas organizações adotam modelos abertos de IA por serem mais econômicos. Dois terços das organizações entrevistadas acreditam que a IA de modelo aberto é mais barata de implementar do que os modelos proprietários, e quase metade cita a economia de custos como um dos principais motivos para essa escolha.
Os benefícios econômicos imediatos da IA de modelo aberto – já utilizada de alguma forma por quase nove em cada dez (89%) organizações que adotam IA – são um dos principais fatores de sua atratividade. “Os dados deste relatório deixam claro: a IA de modelo aberto é um catalisador de crescimento econômico e geração de oportunidades. À medida que sua adoção se expande entre os setores, observamos uma redução de custos mensurável, aumento de produtividade e uma demanda crescente por habilidades relacionadas à IA, o que pode impulsionar salários e oportunidades de carreira. A IA de modelo aberto não está apenas transformando a forma como as empresas operam – está remodelando a maneira como as pessoas trabalham”, afirma Hilary Carter, vice-presidente sênior de pesquisa da Linux Foundation.
Mais eficiência com menor custo
Modelos abertos de IA, como o Llama, estão disponíveis a baixo custo ou até gratuitamente, o que facilita o acesso por desenvolvedores, impulsiona o crescimento e transforma a forma como os negócios são conduzidos. Segundo o estudo, a IA de modelo aberto:
- Contribui com empresas de pequeno porte: O estudo mostra que empresas de pequeno porte – como muitas das que foram premiadas no Llama Impact Grants este ano – utilizam soluções de IA de modelo aberto, ágeis e de baixo custo, em um ritmo mais acelerado do que as grandes empresas. Como pequenos e médios negócios costumam ser motores de novas ideias e produtos, isso reforça o valor da IA de modelo aberto para impulsionar a economia da inovação e tornar negócios de ponta mais competitivos.
- Reduz custos: Pesquisadores estimam que as empresas teriam que gastar 3,5 vezes mais se o software aberto não existisse. Com o avanço da adoção de IA, a expectativa é que os modelos abertos gerem ainda mais economia do que os softwares tradicionais de modelo aberto.
- Gera potencial de aumento de receita: A redução de mais de 50% nos custos de unidades de negócios com o uso de IA – por exemplo, ao simplificar processos antes complexos – indica que a IA de modelo aberto tem grande potencial para impulsionar a receita, ajudando as empresas a fazerem mais com os recursos que já possuem.
O relatório também aponta que habilidades relacionadas à IA podem aumentar os salários da força de trabalho em até 20%, destacando a importância do desenvolvimento profissional na era da inteligência artificial.
Destaque para os setores de manufatura e saúde
A IA de modelo aberto está prestes a transformar diversas indústrias, incluindo a de manufatura, onde a flexibilidade dos modelos abertos – e a facilidade de customização proporcionada pelo código-fonte aberto – permite uma integração fluida aos fluxos operacionais. Um relatório da McKinsey & Company, citado no estudo, prevê que a IA pode impulsionar a indústria de manufatura avançada em algo entre 170 e 290 bilhões de dólares, por meio da automação de tarefas em fábricas e da gestão de pedidos, por exemplo.
Outro exemplo é o setor de saúde. Hospitais e consultórios médicos são ambientes com recursos limitados, onde ferramentas gratuitas e flexíveis, como a IA de modelo aberto, podem salvar vidas ao auxiliar no diagnóstico de pacientes e na detecção precoce de doenças. A McKinsey projeta que o setor global de saúde pode gerar entre 150 e 260 bilhões de dólares em valor a partir da aplicação em larga escala da IA em diferentes funções do negócio.
Modelos abertos de IA estão se tornando o novo padrão da indústria
Esses dados mostram como modelos abertos de IA, como o Llama, da Meta, estão impulsionando a inovação, o crescimento e a concorrência ao oferecerem soluções poderosas e acessíveis de inteligência artificial.
O relatório da Linux Foundation demonstra, com dados concretos, como a IA de modelo aberto é essencial para a construção de uma economia forte, estável e segura nas próximas décadas. Acesse o estudo completo para conhecer todos os impactos econômicos.