Criatura mágica? ‘Ave fantasma’ surpreende agricultor em estrada de terra

Um agricultor teve uma experiência inusitada durante um trajeto em Jales, interior de São Paulo. Durante o percurso por uma estrada de terra, ele se deparou com um pássaro conhecido como “ave fantasma”. Um vídeo do encontro foi compartilhado nas redes sociais e impressionou internautas.

Urutau, ave fantasma em cima de galho em estrada de terra em São Paulo

Criatura mágica? ‘Ave fantasma’ assusta agricultor em estrada de terra – Foto: Internet/Reprodução ND

Gil Pereirinha costuma compartilhar sua rotina na roça e a experiência inesperada com o pássaro não passou batido. A aparência do animal se assemelha à criaturas do mundo da magia, como em Harry Potter.

O urutau, conhecido como “mãe-da-lua ” e “ave fantasma”, tem a capacidade de se camuflar perfeitamente e dificilmente é visto por humanos.

Registro de um urutau, ave fantasma que se camufla e quase não é vista por humanos

Urutau é conhecida por ter um canto assustador – Foto: Internet/Reprodução ND

O registro do agricultor alcançou mais de 12 milhões no Instagram e gerou milhares de comentários. “É uma ave de respeito! Está no nosso folclore”, destacou um usuário. “Gosto de ouvir cantar em noite de lua clara”, comentou outra.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GiL Pererinha (@gil_pererinha_roca_)

Sobre o urutau, a ave fantasma de canto assustador

O urutau é uma ave conhecida como mãe-da-lua e significa “ave fantasma” em tupi. A espécie possui uma adaptação única, chamada de “olho mágico”. São duas fendas na pálpebra superior, as quais permitem que fique imóvel por longos períodos, observando os arredores, mesmo de olhos fechados.

A ave noturna tem entre 33 e 38 centímetros de comprimento e pesa entre 145 e 202 gramas. O pássaro apresenta plumagens de colorações distintas, conhecidas como fase cinza e fase marrom.

Urutau com filhote perfeitamente camuflado como tronco de árvore

Ave noturna é flagrada com filhote em camuflagem surpreendente – Foto: Internet/Reprodução ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.