Rota Vale do Emboque ganha novas iniciativas para fomento do turismo de experiência

Rota do Vale do Emboque, Conceição do Castelo (ES)

A Rota Vale do Emboque, situada em Conceição do Castelo, na região serrana do Espírito Santo, ganhou novas iniciativas para impulsionar o turismo de experiência e fortalecer os empreendimentos locais. A proposta inclui a criação de uma identidade visual, mapeamento dos empreendimentos, visitas técnicas e ações de capacitação, com apoio do Sicoob Sul Serrano, Sebrae, e da Associação de Empreendedores da região. O encontro no município envolveu a presença de empresários da região e lideranças das instituições envolvidas. 

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Projeto impulsiona turismo com identidade visual e ações para receber visitantes

Segundo Cristiano Rutilar, presidente da Associação da Rota Vale do Emboque, a reunião realizada recentemente marcou um momento decisivo para o fortalecimento da rota. 

“Foi importantíssima aquela reunião. A gente vai criar a identidade de toda a rota, mapear os empreendedores e, consequentemente, fazer um mapa de todos os empreendimentos que já existem”, explicou. Ele destacou ainda que está prevista uma missão técnica na Rota da Ferradura, em Guarapari, para troca de experiências com outros empreendedores do setor.

Cristiano também revelou planos pessoais de investimento no turismo local. “Em dois meses, vou começar a construir o Bar Café na Casinha do Vale do Emboque, um espaço para atender os turistas com cafés especiais e gastronomia local. A obra deve durar uns seis meses. O investimento será feito com recursos próprios, em torno de R$ 250 mil”, contou. O empreendedor também planeja, futuramente, abrir uma cervejaria na região.

O projeto de fortalecimento da rota integra o programa “Sicoob Transforma”, que visa transformar negócios e territórios por meio do cooperativismo. De acordo com Chico Ribeiro, diretor da Balaio Design Estratégia, responsável pelo desenvolvimento da iniciativa junto com Carlos Dalcolmo, o projeto tem duração prevista de seis a oito meses.

“A ideia é estruturar a rota de forma organizada, comunicar e divulgar o Vale do Emboque como destino turístico. Vamos desenvolver materiais como mapa turístico, pórtico de entrada, placas de sinalização dos empreendimentos, vídeos institucionais e até souvenirs para que o turista leve consigo um pedaço da experiência”, detalhou Chico.

Ribeiro acrescenta que a proposta é planejar ações que orientem tanto a associação quanto os empreendedores nos próximos passos do desenvolvimento do destino turístico. “Precisamos concentrar esforços no que deve ser feito para que alcancemos novos patamares no mercado de turismo, tanto no Espírito Santo quanto no Brasil, de forma organizada e articulada entre as instituições que reconhecem o potencial turístico da região”, destacou.

Vale do Emboque, Conceição do Castelo (ES)

Empreendimentos e diagnóstico da Rota

Hoje, a rota já reúne cerca de 30 empreendimentos, entre alambiques, charcutarias, restaurantes, pousadas, cafeterias e produção de biscoitos caseiros. “Estamos iniciando o diagnóstico para entender melhor o perfil dos empreendedores. Muitos estão se organizando, outros ainda sonham em abrir seu negócio”, explicou Chico Ribeiro.

Para Mayara Caus, diretora Operacional no Sicoob Sul-Serrano, apoiar o turismo é investir no desenvolvimento sustentável das comunidades. “No Sicoob, acreditamos que o fortalecimento do turismo passa diretamente pelo incentivo aos empreendedores locais, que geram emprego, movimentam a economia e valorizam as riquezas culturais e naturais da nossa região. Mais do que financiar, o Sicoob quer caminhar junto com quem faz o turismo acontecer”, afirmou.

Mayara complementa: “É por isso que temos orgulho de apoiar iniciativas que promovem o turismo e o empreendedorismo, como a criação de rotas turísticas organizadas. Quando conectamos atrativos, negócios e pessoas por meio de uma rota bem estruturada, ampliamos as oportunidades de crescimento e visibilidade para todos os envolvido”, destacou.

Além do Sicoob e da Associação de Empreendedores, participaram da articulação representantes do Sebrae e do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, reforçando a importância da cooperação entre instituições para impulsionar o desenvolvimento turístico regional.

“O momento agora é de união. O propósito é colocar o Vale do Emboque em evidência e em desenvolvimento, para que depois possamos colher os frutos”, resumiu Cristiano Rutilar.

A expectativa é que, com a organização da rota e as novas ações estruturantes, o Vale do Emboque se consolide como mais um atrativo do agroturismo capixaba, movimentando a economia local e promovendo experiências autênticas aos visitantes.

Leia também:

Espírito Santo lança primeiro mestrado em cafeicultura do Brasil

Azeite capixaba conquista duas medalhas de ouro em competição internacional na Turquia

Adicionar aos favoritos o Link permanente.