

Vaticano de LEGO é resultado de estudo e paciência – Foto: Rocco Buttliere/Yanko Design/Reprodução/ND
Enquanto os olhos do mundo estavam voltados para a escolha de um novo Papa, uma versão diferente do Vaticano ganhava destaque: uma maquete feita com peças de LEGO.
Criada pelo artista Rocco Buttliere, a miniatura em escala 1:650 foi construída com 67 mil peças e mostra o Vaticano como poucos já viram – em um nível de detalhes tão realista que chega a impressionar.
Uma obra de arte construída peça por peça
O Vaticano de LEGO criado por Rocco Buttliere, arquiteto e artista, é uma verdadeira aula de precisão técnica. Com apenas 26 anos na época da construção, o jovem finalizou a obra em 2018 após um estudo detalhado de imagens via Google Earth e plantas baixas feitas no AutoCAD.
A maquete inclui todos os edifícios visíveis da Cidade do Vaticano, como a famosa Praça de São Pedro, a Basílica projetada por Michelangelo e até as árvores que circundam os monumentos. O nível de fidelidade é tão alto que até a cruz no topo da cúpula da Basílica foi incluída.
O realismo do Vaticano de LEGO impressiona pela técnica
Apesar de não conter os interiores, como a Capela Sistina, a réplica se destaca pelo respeito às proporções e pelo cuidado minucioso com cada detalhe da arquitetura. Na maquete, também é possível ver o Palácio Apostólico, e até a Pinacoteca Vaticana.
O projeto não só chama a atenção por seu tamanho – equivalente à altura de um adulto – como também pelo seu transporte, que só pode ser feito em seções. Só faltou mesmo a famosa fumaça branca do conclave para completar a experiência.
A criação viralizou entre fãs de arquitetura, LEGO e arte, mostrando como a criatividade aliada ao conhecimento técnico pode transformar peças de brinquedo em verdadeiras obras-primas.