
Ao todo, 18 mil participantes se envolveram em cerca de 180 atividades gratuitas oferecidas entre os dias 10 e 17 de maio em 14 cidades capixabas. As atividades incluíram serviços de saúde, palestras, oficinas, atrações culturais e atendimento ao público. Nesse sentido, apenas Vitória recebeu mais de 10 mil pessoas nos dois últimos dias da primeira Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
A iniciativa foi promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com realização no Espírito Santo pelo Sistema Fecomércio-ES — que reúne Sesc e Senac.
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Desse modo, a programação ocorreu nas 31 unidades do Sesc-ES e do Senac-ES, com ações como aulas-show de gastronomia, atendimento odontológico, oficinas de beleza e saúde, orientação jurídica (em parceria com a OAB-ES), cadastro para doação de medula óssea com apoio do Hemoes, e palestras sobre turismo e inteligência artificial.
Palestras na Semana S
No encerramento, o palco do Ilha Buffet recebeu atrações nacionais. Na sexta-feira (16), o economista e ex-diretor do Tinder, Andrea Iorio abordou os impactos da inteligência artificial nos negócios com a palestra “Experiênc.IA: como a inteligência artificial maximiza o foco no cliente do comércio, serviço e turismo”.
“A IA não veio substituir o ser humano, mas sim potencializá‑lo. O foco no cliente é o diferencial competitivo decisivo para os negócios”, afirmou o ex-diretor do Tinder.
Além disso, no sábado (17), o público participou de um bate-papo com os artistas Gabriel O Pensador e Criolo sobre juventude, superação e qualificação profissional.
Na sequência, o Palco Sesc apresentou os shows do projeto infantil “Música de Brinquedo”, do Pato Fu. Além das apresentações de Casuarina e do cantor Silva, que encerrou o evento com sucessos como “Fica Tudo Bem” e “Girassóis”.

Homenagens e serviços
Durante o evento, foi apresentada a primeira unidade móvel do Sesc no Espírito Santo: a Odonto Sesc, equipada para promover a saúde bucal em comunidades. Outro marco foi a assinatura do termo de parceria entre Sesc/ES e Senac/ES para a criação da Escola Estadual de Hospitalidade e Turismo, primeira do tipo no país.
O evento também prestou homenagens a empresas e personalidades parceiras com o Prêmio Sesc Mesa Brasil, o reconhecimento do programa Aprendizagem Senac e a comenda Antônio Oliveira Santos, que celebra o fortalecimento do comércio e da educação profissional.
O sucesso da Semana S mostra que aproximar o público dos serviços do Sistema Comércio-ES é uma estratégia vencedora. Já estamos planejando 2026 com metas ainda mais ambiciosas de público e parcerias. Idalberto Moro, presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac.
Impacto em 2024
De acordo com o Fecomércio-ES, a entidade prestou 391 mil atendimentos e 203 atendimentos sindicais. Além disso, realizou 21 acordos coletivos e apresentou crescimento de 36% no Cartão do Empresário em 2024.
Do mesmo modo, o Senac-ES teve 49.183 alunos atendidos, com presença em todos os 78 municípios e 3,7 milhões de horas de capacitação, das quais 2,7 milhões gratuitas por meio do PSG.
Já os números do Sesc-ES foram: 589 mil atendimentos; 1,8 milhão de quilos de alimentos doados a famílias vulneráveis (alta de 41% em relação a 2023); 213 mil atendimentos culturais.
A presença de milhares de pessoas nos parques aquáticos, nas oficinas e nas atrações culturais confirma que estamos no caminho certo ao democratizar o acesso ao bem-estar e ao lazer. A Semana S mostrou a força do Sesc-ES no acolhimento da população. Luiz Toniato, diretor regional do Sesc-ES.
Expansão prevista até 2028
O Sistema Comércio-ES já planeja novos investimentos, entre eles:
- R$ 40 milhões para a construção da nova sede integrada da Fecomércio-ES – Sesc e Senac;
- R$ 140 milhões nas ações do Senac-ES;
- R$ 217 milhões em obras e programas do Sesc-ES, incluindo melhorias em unidades de Linhares e Colatina.
A Semana S representou uma grande vitrine da nossa atuação. Levamos qualificação profissional de forma prática e acessível a diversos públicos, com aulas-show, oficinas e orientações. E isso é só o começo: em 2026 vamos ampliar ainda mais o nosso alcance. Richardson Schimittel, diretor regional do Senac-ES
A próxima edição da Semana S já está confirmada para 2026, com metas ampliadas de público e parcerias em todo o estado.