
Quem visitar o Parque Pedra da Cebola, em Vitória, a partir desta terça-feira (20) até 22 de junho, poderá aproveitar a exposição “Vidas em Cordel”, com 22 histórias de vida transformadas em literatura de cordel, com ilustrações em xilogravura.
A mostra é gratuita, tem classificação livre e faz parte da programação do Museu Vale Extramuros, em parceria com o Museu da Pessoa, de São Paulo.
Além de proporcionar contato com uma das manifestações mais marcantes da cultura popular brasileira, a mostra homenageia duas personalidades capixabas e destaca trajetórias de figuras históricas do Brasil, como o jornalista Gilberto Dimenstein, o líder indígena Ailton Krenak, o rapper MC Kawex e o advogado César Vieira, defensor de presos políticos durante a ditadura militar.
Histórias capixabas em destaque
Nesta edição, duas mulheres do Espírito Santo foram especialmente homenageadas: Regina Maria Ruschi, fundadora do Grupo Barra de Renda, em Vila Velha, e Dilvana Silva Santos, liderança em coleta seletiva e educação ambiental em Colatina. As histórias dessas capixabas foram transformadas em cordéis com ilustrações exclusivas, assinadas por nomes como Marco Haurélio, Rouxinol do Rinaré, Lucélia Borges e Artur Soares.
A exposição também presta homenagem à figura de Dona Domingas, símbolo da luta da população negra em Vitória, reconhecendo sua trajetória como representação de histórias negras muitas vezes invisibilizadas.
Participe e conte sua própria história
O público também poderá deixar registrada a sua própria história em uma cabine interativa instalada no parque. Os relatos gravados farão parte do acervo digital da exposição e estarão disponíveis no site oficial da exposição.
Serviço
Exposição “Vidas em Cordel” em Vitória
- Local: Parque Pedra da Cebola – Rua Ana Viêira Mafra, s/n, Mata da Praia, Vitória – ES
- Período: 20 de maio a 22 de junho
- Horários: Terça a sexta, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 16h
- Entrada: Gratuita
- Agendamento para escolas: (27) 99252-7525 | [email protected]