
Conteúdo circula em posts das redes sociais como se fosse real, mas gravação é encenação de perfil de humor. Prefeitura de Nova Lima (MG) esclareceu que não houve nenhum evento sobre ‘bebês reborn’. É #FAKE encontro nacional de pais de bebês reborn em Nova Lima
Reprodução
Circulam nas redes sociais posts com um vídeo de um evento chamado Primeiro Encontro Nacional de Pais de Bebê Reborn, que teria ocorrido em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o vídeo?
Ele mostra um grupo em uma rua segurando uma faixa que diz “1° Encontro Nacional de Pais de Bebê Reborn”, que teria ocorrido em Nova Lima, em 15 de maio, segundo a narração do vídeo. Em seguida, um homem entrevista algumas dessas pessoas, que seguram bonecas no colo. Uma delas comenta que “pais de bebês reborn” deveriam receber Bolsa Família.
O conteúdo foi encontrado em diversos posts do X, Instagram e Facebook desde 16 de maio deste ano. Na seção de comentários, usuários demonstraram indignação com a reunião, enquanto outros questionaram se ela realmente ocorreu. Veja três exemplos de legenda que têm circulado:
“Isso não é normal, é muito preocupante.”
“Doideira isso hein gente! Quantas pessoas vazias e enlouquecidas…”
“Pais de bebês reborn se reúnem no primeiro encontro nacional e lutam por seus direitos: ‘Quero Bolsa Família porque ela mama muito e o leite tá caro.”
⚠️ Por que o encontro de ‘pais reborn’ é falso?
O vídeo é uma encenação do perfil “Manual do Jogador Barato”, uma página de humor das redes sociais. Ele foi originalmente publicado em 16 de maio deste ano e alcançou mais de 8,7 milhões de visualizações no Instagram. Consultada pelo Fato ou Fake, a prefeitura de Nova Lima esclareceu que não houve nenhum evento sobre bebês reborn na cidade e informou que o vídeo foi feito em tom de brincadeira.
Todos os entrevistados do vídeo usam nomes fictícios e cômicos, que evidenciam que o conteúdo faz parte de uma brincadeira.
Leitores enviaram a sugestão de checagem pelo WhatsApp do Fato ou Fake.
Para encontrar a origem do conteúdo na internet, o Fato ou Fake fez uma busca reversa com um frame (foto) do vídeo pelo Google Lens. O resultado apontou para a publicação do Facebook do perfil de humor.
📌 O que é a moda de bebês reborn?
O post humorístico foi compartilhado em meio à publicação de diversos conteúdos de “mães reborn” que viralizaram recentemente nas redes sociais. Na internet, usuários criaram memes sobre a tendência e fizeram críticas. O tema também virou pauta de propostas políticas ao redor do Brasil.
Em abril, um grupo de mulheres promoveu um encontro de “mães e bebês reborn” no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, por exemplo. Após a reunião, repercutiu muito na internet um vídeo publicado em 2022 pela influenciadora Sweet Carol, no qual ela simula o parto de uma bebê reborn (veja abaixo).
Em 7 de maio, vereadores do Rio aprovaram um projeto para criar o Dia da Cegonha Reborn, que tem o objetivo de homenagear as artesãs que confeccionam as bonecas.
Na última quinta-feira (15), um deputado federal apresentou à Câmara um projeto de lei que prevê multar em mais de R$ 30 mil quem usar bebê reborn para furar filas no Brasil. Na mesma data, outros dois parlamentares apresentaram propostas referentes ao tema.
Em 15 de maio, a prefeitura de Curitiba divulgou um alerta dizendo: “Mães de bebê reborn não têm direito ao banco preferencial”.
É #FAKE encontro nacional de pais de bebês reborn em Nova Lima
Reprodução
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)