
O Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Governo da Bahia lançaram, nesta segunda-feira (19), um pacote de iniciativas para fortalecer a educação científica nas escolas públicas da Bahia. O investimento total será de R$ 67,3 milhões.
As ações foram apresentadas em cerimônia realizada na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além de estudantes, pesquisadores e gestores educacionais.

Caravana da Ciência vai percorrer o país
Durante o evento, foi lançada a Caravana da Ciência, uma ação comemorativa aos 40 anos do MCTI que passará por todos os estados brasileiros. A iniciativa busca aproximar a ciência da população por meio de oficinas, rodas de conversa e divulgação das ações de fomento à pesquisa.
Edital para clubes de ciências em escolas estaduais
Também foi autorizado o lançamento de um edital para selecionar 400 professores que irão coordenar clubes de ciências em escolas da rede estadual. A ação será realizada pela SEC, Secti e Fapesb, com orçamento de R$ 8 milhões, beneficiando os 27 territórios de identidade. Os clubes vão incentivar o protagonismo estudantil e a cultura científica dentro do ambiente escolar.
Trilha de Inovação leva metodologia do Parque Tecnológico para escolas
Com o objetivo de desenvolver o pensamento científico e empreendedor, será implantada a Trilha de Inovação nas escolas da rede estadual. A metodologia, adaptada do Parque Tecnológico da Bahia, abordará etapas como introdução à ciência, formação empreendedora, incubação de ideias, e aceleração de projetos.
A ação será coordenada pela Secti, com apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e outras instituições parceiras.
Mestrado profissional para coordenadores pedagógicos
A Secretaria da Educação (SEC) foi autorizada a lançar edital unificado das quatro universidades estaduais para oferta de 225 vagas em programas de mestrado profissional, voltadas exclusivamente a coordenadores pedagógicos da rede estadual.
180 escolas terão laboratórios científicos e bolsas de iniciação
A Bahia será contemplada com a maior rede de laboratórios do Nordeste no programa Mais Ciência na Escola, promovido pelo CNPq/MCTI/FNDCT. Serão implementados 180 laboratórios maker em escolas estaduais e disponibilizadas 1.800 bolsas para estudantes em atividades de iniciação científica.
O programa prevê ainda a formação de professores, feiras e olimpíadas científicas, além de visitas de cientistas às salas de aula. A Fiocruz e o IFBA serão responsáveis pela coordenação das ações.

Preservação de acervos científicos e culturais
A Bahia teve destaque na chamada pública Identidade Brasil, da FINEP/MCTI/FNDCT, com a aprovação de sete projetos de universidades públicas voltados à recuperação e preservação de acervos científicos e culturais. Participam instituições como UEFS, UFBA, UFSB, IFBA e UESC.
Cooperação técnica para políticas públicas de ciência e inovação
Foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre o MCTI e o Governo da Bahia para a execução conjunta de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa articula o programa federal Mais Ciência na Escola, o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial e o programa estadual PopCiência.
PopCiência Jovem e Selo Bahia Faz Ciência
Também foi assinado o decreto que regulamenta o PopCiência Jovem, projeto que unifica ações da SEC e da Secti com foco na formação científica de jovens da rede pública. Estão previstas ações como:
- Criação da Rede Bahia Faz Ciência
- Formação do coletivo de Jovens Embaixadores Territoriais da Ciência
- Implantação do Selo Bahia Faz Ciência, que reconhecerá boas práticas nas escolas
- Apoio à formação de professores e promoção de eventos científicos nos territórios
As iniciativas fazem parte da estratégia estadual para estimular o ensino de ciências e a inovação desde a base, contribuindo para o fortalecimento da educação pública e da cultura científica em todo o estado.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.