Usina de Arte recebe primeira obra da artista sérvia Marina Abramović no Brasil


Obra ‘Generator’ está em exposição no Parque Artístico-Botânico em Água Preta, na Mata Sul. Marina Abramović inaugura primeira obra aberta ao público no Brasil na Usina de Arte
Andréa Rêgo Barros
Neste sábado (3), a artista sérvia Marina Abramović desembarca na cidade de Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco, em visita a primeira obra dela exposta em espaço aberto ao público no Brasil. Na oportunidade, o site specific “Generator (Gerador)”, na Usina de Arte.
Instalada em uma área recém-expandida do Parque Artístico-Botânico, “Generator” dá nova musculatura às contínuas reflexões provocadas pela artista radicada em Nova York sobre como as expressões materiais da natureza podem ser instrumentos de cura humana, em especial, a partir de suas pesquisas com pedras e cristais brasileiros, executadas desde os anos 1980.
Obra de Marina Abramović é inaugurada na Usina de Arte
Andréa Rêgo Barros
A obra, que também se embriona na experiência vivida pela artista em uma performance na Muralha da China, em 1988, traz um muro com 25 metros de comprimento, 3 de altura e 2,5m de largura, no qual estão aplicados 12 conjuntos com três almofadas de quartzo rosa (vindas de Minas Gerais), para que o público encoste a cabeça, o coração e estômago nas pedras – conhecidas por transmitirem calma e clareza.
“A função do Gerador não é apenas uma escultura. Destina-se à interação pública com os cristais e a sua energia, na esperança de restaurar a nossa capacidade de nos conectarmos com a natureza através da quietude e da presença no aqui e agora”, defende a artista.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.