Projeto realiza Clube de Análise de Séries Baianas entre os dias 26 e 28 de maio; iniciativa é online e gratuita

Sonhadores - Divulgação - atores - projeto
Foto: Divulgação

O projeto “Áudio Visões: Oficina de Letramento em Séries de TV” realiza um Clube de Análise de Séries Baianas entre os dias 26 e 28 de maio. A iniciativa busca aprofundar o letramento midiático do público, além de contribuir na divulgação, alcance e consumo de produtos audiovisuais baianos. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até dia 26 de maio, às 18h, no site: www.audiovisoes.com/clube

O clube será realizado em três encontros virtuais independentes, porém interligados, com duração de 2 horas-aula cada, das 19h às 21h. As aulas serão conduzidas pela professora Maíra Bianchini, pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Durante as sessões, a professora apresentará elementos para uma abordagem teórico-metodológica voltada à análise de séries de TV ficcionais, utilizando como objeto de estudo três produções baianas: Sonhadores” (Obá Cacauê, 2020)“Aventuras de Amí” (Movioca e Lanterninha Produções, 2018) e “HUNT” (Olivas Filmes, 2018), todas disponíveis no Prime Video.

O clube pretende analisar a construção dos mundos ficcionais dessas séries, focando em quatro aspectos basilares desse conceito: personagens, enredos, ambientes e atmosferas. “Vamos explorar como ‘Sonhadores’ cria uma cisão entre o mundo adolescente e o mundo adulto e conecta os dois por meio do pai do protagonista, enquanto ‘Aventuras de Amí’ cria uma magia própria do mundo infantil e ‘HUNT’ gamifica o próprio estar na cidade”, afirma Maíra Bianchini.

A iniciativa complementa o programa formativo principal do projeto Áudio Visões, que oferece uma oficina de letramento em séries de TV com 54 horas-aula divididas em quatro módulos. “O objetivo do clube é desenvolver a prática e aprimorar o olhar analítico, dentro da proposta do Áudio Visões sobre o funcionamento das séries de TV, que passa por aspectos de narrativa e serialidade, linguagem audiovisual, mercado e crítica, além de ampliar o repertório cultural de consumo de obras seriadas baianas”, conclui Bianchini.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022 .

Serviço:

Clube de Análise de Séries Baianas

Ministrante: Maíra Bianchini | CH: 6h

26, 27 e 28 de maio | 19h às 20h40

Online, via Google Meet

Aberto a todos os públicos

Inscrições: www.audiovisoes.com/clube

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.