
Segundo o fabricante, trata-se do maior sino que badala do mundo. Durante o percurso terrestre até Trindade, estão previstas três missas; veja a programação. Sino Voz Patris chega ao Brasil
O sino Vox Patris, que na tradução para o português significa Voz do Pai, chegou ao Brasil neste sábado (17), às 6h30, no Porto de Santos. Com 55 toneladas, o sino saiu de navio de Gdansk, na Polônia, no dia 11 de abril, e será instalado na Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia.
Na jornada por terra pelo Brasil, estão previstas três missas durante o trajeto:
24/5 – Santos sediará, no próximo domingo (24), missa em ação de graças à chegada no país do Vox Patris, na Catedral de Santos.
31/5 – Missa em Brasília, na Catedral Militar Rainha da Paz.
2/6 – Chegada do Vox Patris a Trindade, às 13h30, com concentração no trevo do Padre Pelágio. Missa pela chegada do sino, prevista para as 17h30, na Praça Dom Antônio.
A cidade de Trindade se prepara para receber o sino no dia 2 de junho. Os fiéis irão ouvir o sino tocar pela primeira vez somente às vésperas da festa do Divino Pai Eterno, no dia 26 de maio.
Sino gigante
Com 4 metros de altura e 55 toneladas, o Vox Patris é o maior sino que badala no mundo, segundo o fabricante. No objeto há gravuras que narram a história da Romaria do Divino Pai Eterno, iniciada em 1840 com o casal de agricultores Constantino Xavier e Ana Rosa, que, ao encontrarem um medalhão, começaram a rezar o terço, aos sábados, em sua casa, junto dos vizinhos.
Toda a arte do sino foi criada pelo artista plástico goiano Silvio Morais. “Eu criei algumas cenas que contavam esses detalhes: quando eles encontraram a medalha, quando eles levaram ela para casa deles e fizeram um altarzinho e depois construíram a primeira capelinha, depois a criação da primeira Basílica, a atual e a nova que está sendo construída”, afirmou Sílvio.
Religiosos celebram o início da peregrinação do ‘Vox Patris’, sino gigante que será entregue em Trindade, Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
O reitor da Basílica de Trindade, padre Marco Aurélio, ponderou que o instrumento não deve ser venerado nem adorado, mas visto como um mensageiro e uma forma de eternizar o momento.
“O sino Vox Patris é, na verdade, um mensageiro, como eu sou, como nós somos, mas é um instrumento que eternizará esse momento histórico, esse momento de fé, que traz aqui a centralidade de tudo aquilo que é desejo do nosso coração, desejo dos Romeiros”, afirmou o reitor.