
Segundo o Instituto Nacional Meteorologia (Inmet), choveu na capital 190 milímetros em dois dias, o que corresponde a 66% de todo o volume médio histórico esperado para todo o mês de maio, que era de 287,7mm. Árvore caiu após fortes chuvas em João Pessoa
TV Cabo Branco
Em apenas 48 horas, João Pessoa registrou mais da metade das chuvas esperadas para todo o mês de maio. Entre a quinta-feira (16) e esta sexta-feira (17), foram 190 milímetros de precipitação, o que corresponde a 66% de todo o volume médio histórico esperado para todo o mês de maio, que era de 287,7mm. Os dados são da Prefeitura de João Pessoa.
Também conforme a prefeitura, a capital paraibana, só com o registro desta sexta-feira, é o município no Brasil com a maior precipitação acumulada no período.
A orientação da Defesa Civil é que, em casos de chuvas fortes, as pessoas evitem o uso de eletroeletrônicos ao relento, não abrigar-se sob árvores, evitar atravessar vias com acúmulo de água, abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade e acionar a Compdec-JP para relatar a ocorrência.
Devido às fortes chuvas em João Pessoa, um homem caiu e desapareceu em uma galeria pluvial no bairro do Valentina, nesta sexta-feira (17). Na quinta-feira (16), um motoqueiro de 21 anos caiu em um bueiro na Ladeira do Cuiá, em João Pessoa. O jovem foi encontrado em outro ponto do bueiro, dentro de uma área de mata. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados para o resgate.
Além disso, as fortes chuvas em João Pessoa causaram alagamentos e transtornos. Imagens enviadas para a TV Cabo Branco, mostram que diversos pontos da capital passam por transtornos.
No bairro do Valentina, os registros mostram que diversas ruas foram tomadas pela água. Na Rua do Jarro, por exemplo, é possível ver pelas filmagens a água com forte correnteza e chegando a altura do patamar das residências.
Rua no bairro do Valentina foi alagada após fortes chuvas em João Pessoa
Redes Sociais
Em outro ponto do bairro do Valentina, entradas de diversas casas foram completamente tomadas pela quantidade e acúmulo de água. Próximo a ladeira do Cuiá, em outro registro, foi avistado bocas de lobo completamente debaixo da água.
Outra rua do bairro do Valentina foi alagada após fortes chuvas em João Pessoa
Redes Sociais
No bairro de Gramame, também na zona sul de João Pessoa, foi registrado moradores utilizando baldes para desobstruir a entrada das próprias casas após alagamento e tirar o excesso de acúmulo de água no local.
Moradores no bairro de Gramame tentam tirar excesso de água na entrada das casas
Redes Sociais
Alerta de perigo de chuvas
Alerta de perigo laranja de chuvas intensas do Inmet para João Pessoa e outras 23 cidades
Inmet/Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (16), um alerta de perigo de chuvas intensas para João Pessoa e mais 22 cidades da região do Litoral da Paraíba. O aviso é válido até as 23h deste sábado (17). Veja lista das cidades em alerta abaixo.
Para os municípios que estão sob o alerta laranja de perigo de chuvas intensas, pode chover entre de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou 100 milímetros por dia e ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora. Há risco de corte de energia elétrica, deslizamento de encostas, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Para além da Paraíba, o alerta se estende para outros três estados e atinge municípios também de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Caso haja algum problema, o Inmet orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba