
O Espírito Santo pode ser um polo de desenvolvimento de Inteligência Artificial (IA), graças aos níveis de educação e aprendizado que o Estado tem. A afirmação é de Andrea Iorio, um dos maiores especialistas em IA do país. Ele é ex-diretor do Tinder na América Latina, economista, consultor de empresas e escritor. Nesse sentido, Iorio deu a palestra Experiênc.IA: como a inteligência artificial maximiza o foco no cliente do comércio, serviço e turismo. Foi nesta sexta, na Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
“Um dos pressupostos para o desenvolvimento da Inteligência Artificial é, fundamentalmente, uma boa instituição educacional que fomente isso. Porém, a coisa interessante da IA é que ela não precisa de tanta, digamos, infraestrutura. A oportunidade, às vezes, pode nascer nos pequenos polos ou em cidades como Vitória, onde as ferramentas são muito mais democráticas”, destacou Andrea.
Sobre as possibilidades de uso da Inteligência Artificial de acordo com as vocações do Estado, Iorio disse que fica mais fácil desenvolver ferramentas onde há conhecimento. E, no caso da IA, a experiência em contextos específicos faz muita diferença.
Onde tem clusters que detêm bastante conhecimento e dados sobre uma indústria específica, ali tem uma grande oportunidade de talvez pivotar um pouco dos modelos e o uso generalista da inteligência artificial para ir para modelos mais segmentados e menores. Isso é uma tendência hoje no mundo da IA — os Small Language Models ou Private Language Models. Andrea Iorio, especialista em IA.
Modelos de IA para setores específicos
“Na medida em que existem esses clusters produtivos aqui no Espírito Santo, fica mais fácil. Comércio exterior, café, minério de ferro, rochas ornamentais, por exemplo. Essa concentração de informações dá a oportunidade de ter conhecimento”.
E o especialista completa: “Acho que aqui está uma oportunidade de desenvolver modelos para algumas indústrias, das quais o Espírito Santo tem muito conhecimento. E nesse sentido está à frente para trazer esses modelos um pouco mais específicos para o mercado”.
A palestra de Andrea Iorio fez parte da programação da Semana S do Comércio, maior evento integrado do Sistema Comércio brasileiro, idealizado pela Confederação Nacional do Comércio. No Espírito Santo, o Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac promove a ação, com apoio dos sindicatos empresariais. A Semana S terá, no total, 178 ações gratuitas entre 10 e 17 de maio, com foco em áreas como educação, negócios, inovação, turismo, cultura, saúde e qualificação profissional.
“O grande propósito da Semana S é valorizar o trabalho das nossas instituições e evidenciar como o Sistema Comércio-ES transforma vidas. Ter Andrea Iorio conosco reforça nosso compromisso de trazer conteúdos de alta relevância. Tudo conectado às demandas do setor empresarial”, destacou Idalberto Moro, presidente do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac.