
Arquires de Souza Ferreira, de 46 anos, é gari, ciclista e também conhecido por outro título inusitado: o de “Batman Capixaba”. Morador de Colina de Laranjeiras, na Serra, ele ficou conhecido por pedalar há mais de 10 anos pela cidade vestido como o lendário Homem-Morcego.
Funcionário de uma empresa contratada pela prefeitura, Arquires atua nos serviços de varrição e roçada na região de Novo Horizonte. Mesmo usando o uniforme e equipamentos obrigatórios, sempre encontra uma forma de incluir algum acessório que remeta ao personagem.

Nesta sexta-feira (16), é celebrado o Dia Nacional do Gari, e o trabalho de Arquires e dos profissionais que trabalham com a limpeza urbana ganha ainda mais destaque.
Tem dia que é o cinto, tem dia que é a máscara. Sempre levo alguma coisa, é minha forma de manter a identidade, contou.
Batman Capixaba já é figura carimbada em eventos
Fora das horas de expediente, o “Batman Capixaba” já virou figura carimbada em eventos pelo Espírito Santo. Arquires costuma marcar presença em inaugurações da Prefeitura da Serra, corridas de rua, festas de aniversário e outras ações comunitárias.
A fantasia do Homem-Morcego, feita com reaproveitamento de materiais, virou símbolo de alegria e aproximação com a população, principalmente com as crianças.

LEIA TAMBÉM:
- Megabatismo: igreja vai batizar 100 pessoas em praia de Vitória
- Show infantil “3 Palavrinhas” chega a Vitória com turnê especial de 10 anos
- Chapot-Prévost: rua em bairro nobre de Vitória tem ligação com o papa Leão XIV?

Arquires também participa de ações sociais em bairros da cidade, principalmente com crianças. Ele reaproveita materiais descartados para montar equipamentos e figurinos e costuma dizer que “qualquer um pode ser herói, desde que respeite os pais”.
A fantasia também segue com ele nas tarefas do dia a dia. Quando vai às compras, por exemplo, usa um carrinho personalizado com as cores e o símbolo do Batman.
A história de Arquires se soma à de centenas de outros garis que atuam diariamente nas ruas da Grande Vitória. De acordo com a Secretaria de Serviços (Sese), a Serra conta com 550 garis em atividade.

Garis alpinistas desafiam a gravidade para manter a Grande Vitória limpa
No alto das encostas, pendurados por cordas, capacetes e equipamentos de segurança, garis alpinistas desafiam a gravidade todos os dias para manter a Grande Vitória limpa.
Em Vitória e Cariacica, esses profissionais especializados atuam em locais onde a limpeza convencional não chega, garantindo não só a retirada de lixo e mato acumulado, mas também a segurança de quem vive nas áreas de risco.
Em Vitória, nove garis alpinistas treinados pelo Corpo de Bombeiros descem encostas com técnicas de rapel, equipados com cordas e roçadeiras, para remover resíduos onde a coleta convencional não chega.
As ações, coordenadas semanalmente pela Secretaria de Serviços, evitam alagamentos, deslizamentos e riscos sanitários.
Mais de 2.500 trabalhadores atuam diariamente na limpeza urbana
Apesar de apenas duas cidades da Grande Vitória contarem com garis alpinistas, o esforço conjunto desses mais de 2.500 trabalhadores da limpeza urbana é o que garante que as ruas, avenidas, praças, calçadas e encostas sigam limpas e seguras para toda a população.
Além da técnica, o trabalho exige força física, resistência ao sol, à chuva e ao desgaste diário. Os profissionais também enfrentam o desrespeito da população, que muitas vezes descarta lixo em locais impróprios.
Por isso, as prefeituras reforçam o pedido de colaboração dos moradores com o descarte correto e o respeito aos horários da coleta.
No Dia do Gari, a homenagem é para todos os que enfrentam a rotina com coragem, dedicação e, muitas vezes, pendurados por cordas cuidando da cidade do alto das encostas até o chão das ruas.
*Texto sob supervisão da editora Erika Santos