
A data de 18 de maio, próximo domingo, é marcada como sendo o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, neste ano, uma igreja da Praia do Canto, em Vitória, fará uma série de palestras sobre o assunto.
A programação é da Igreja da Praia, tem como tema “Não Feche os Olhos” e vai começar às 10h, contando com profissionais especializados no assunto: o assistente social Kelven Marcelino, a psicóloga Érika Binda Melim e a promotora de Justiça Paula Pasolini.
LEIA TAMBÉM:
Campanha de adoção de cães e gatos acontece em Vila Velha neste sábado
VÍDEO | Mulher dá à luz na calçada após descer de ônibus em Vila Velha
“Jesus, volte logo”: padre Patrick critica bebê reborn em vídeo
O evento, que faz parte da campanha do Maio Laranja, irá debater o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes e dar visibilidade ao assunto, que vitimiza milhares de crianças no Brasil.
Para o pastor da Igreja da Praia, Usiel Carneiro, falar sobre violência sexual infantil nas igrejas é necessário para alertar os fiéis.
A maioria dos abusos acontece em contexto familiar, com parentes e amigos próximos. Isso acontece justamente porque o contexto e a pessoa são considerados confiáveis. Logo, a igreja tem o potencial de ser um risco e ela precisa reconhecer isso, abrindo os olhos, agir com firmeza para que não se torne um risco e jamais venha a contribuir com esse terrível mal que vitima tantas pessoas, disse o pastor.
O líder religioso destacou ainda que outras palestras sobre o tema já aconteceram na igreja e outras ainda virão ao longo do ano.
Já hospedamos um congresso sobre esse tema no passado, promovido pela rede de apoio municipal. Agora estamos fazendo o nosso e esse não será o único este ano. Estamos organizando mais um encontro para o final de junho com a participação de especialistas da Polícia Civil. E seguiremos atuando, destacou.
O evento será gratuito, na Igreja da Praia, localizada na Avenida Rio Branco, 900, na Praia do Canto, em Vitória.
Serviço
“Não Feche os Olhos!”
Encontro sobre o combate ao abuso e violência sexual infantil
- 10:00 – Abertura – Flávia Bermudes – Educadora infantil
- 10:15 – Palestra Magna – Dra. Paula Pasolini
- 11:00 – Reações: Erika (Psicóloga) e Kelvin (Agente social)
- 11:15 – Perguntas do público
- 12:00 – Encerramento
*Texto sob a supervisão da editora Elisa Rangel