Cidade do litoral de SP cria Complexo Regulador em Saúde para organizar atendimentos no SUS


Complexo atuará quanto a vagas para atendimentos ambulatoriais, de urgência e emergência e nos serviços hospitalares. Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande.
Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
O Complexo Regulador em Saúde 24 horas começou as atividades nesta quinta-feira (1), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Ele funcionará como uma central para facilitar o atendimento e encaminhamento de vagas, exames e procedimentos a pacientes dos serviços prestados no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com a prefeitura, foram criadas bases do Complexo no Hospital Irmã Dulce, no PS Central, na sede da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap) e na rede de Atenção Primária — Unidades de Saúde da Família (Usafas). .
Os funcionários da unidade reguladora têm como missão otimizar as agendas para garantir vagas a todos os pacientes, respeitando o grau de urgência dos casos.
O secretário da Sesap, Cleber Suckow, ressaltou que os profissionais de administração e saúde destacados para a função no Complexo terão acesso às informações clínicas sobre os pacientes. “Contribuirá para uma melhor organização do sistema e um atendimento mais eficiente à população.”
Suckow disse que os serviços já oferecidos pelo SUS como vagas hospitalares, atendimentos ambulatoriais de urgência e consultas especializadas em odontologia, fisioterapia e psicologia agora serão acompanhados e agendados no novo sistema durante 24h.
“É um conceito que já existe no SUS. Temos 100% da cidade assistida pela Estratégia de Saúde da Família, com todos os níveis de atenção, desde a Atenção Primária, passando pelas especialidades, às urgências e emergências e hospital. É importante essa regulação para a organização e logística do trabalho”, disse.
Suckow ressalta que o serviço não trará custos adicionais ao Poder Público. “Remanejamos profissionais que já trabalham na rede de saúde pública para fazerem parte do Complexo. Não haverá custo adicional.”
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.