Neste sábado (17), um ato público cultural vai marcar a memória dos 77 anos da “Nakba”, termo que significa “catástrofe” e representa o início da tragédia palestina com a invasão de Israel. A atividade pelo fim do genocídio em Gaza acontece ao longo de todo o dia no espaço Raízes do Brasil, em Santa Teresa, no centro do Rio.
Além de demonstrar solidariedade com o povo palestino, o movimento denuncia os impactos da militarização também nas favelas e periferias do Brasil. Cobra ainda que o Estado brasileiro decida romper acordos de cooperação com Israel.
A comunicadora popular Gizele Martins, autora do livro Militarização e censura: a luta por liberdade de expressão na Favela da Maré (2018), é uma das organizadoras do evento. Ao Brasil de Fato, ela ressaltou que as tecnologias de guerra israelense fazem vítimas em nosso país, sobretudo nas favelas.
“São quase dois anos do aumento do genocídio em Gaza e a gente precisa trazer isso como memória e como reivindicação também para que o Estado brasileiro rompa relações com Israel imediatamente. E, além disso, trazer a conexão entre a realidade das favelas, do campo, o impacto que é o armamento e as tecnologias de guerra israelense também dentro do nosso território”, disse Martins.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
A atividade deste sábado (17) é a terceira em solidariedade à Palestina realizada por movimentos sociais populares do campo, da cidade e das favelas, e entidades da sociedade civil organizada. Além do espaço Raízes do Brasil, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Julho Negro, Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul (Pacs), Rede Jubileu Sul, Comitê de Solidariedade à Cuba, Juventude Sanaud, Árabes e Judeus pela Paz, Grupo Tortura Nunca Mais, Iniciativa Direito Memória e Justiça Racial.
“Neste momento, mais de 50 mil pessoas foram assassinadas em Gaza desde 7 de outubro de 2023, vítimas de um genocídio brutal promovido por Israel. Diante do silêncio cúmplice da comunidade internacional, reafirmamos: não vamos nos calar. É urgente romper relações com o regime genocida de Israel e fortalecer a solidariedade ativa com o povo palestino”, assinam as organizações em nota conjunta.
Serviço
Ato público cultural 77 anos da Nakba pelo fim do genocídio em Gaza
Data: sábado, 17 de maio
Horário: das 9h às 20h
Local: Raízes do Brasil (Rua Áurea, nº 80, Santa Teresa)
Programação gratuita