Mármore Paraná: a pedra natural genuinamente brasileira reproduzida no porcelanato pela Roca

Exibindo seus veios dourados e cinzas, o porcelanato da série Mármore Paraná, da Roca Cerámica, reproduz fidedignamente a rocha natural em dois acabamentos: o polido, realçando seu brilho característico, e o mate, que confere um aspecto mais fosco | Fotos: Divulgação Roca Cerámica

Mármore Paraná é, sem dúvida, uma das pedras mais consideradas e especificadas nos projetos de arquitetura e interiores. Trata-se de um clássico que não tem como errar: com seu fundo claro e veios suaves em tons dourados ou acinzentados, sua composição promove uma estética serena e sofisticada que equilibra modernidade e tradição.

Originário do estado que lhe dá o nome, inicialmente era extraído de jazidas na região metropolitana de Curitiba. “O Mármore Paraná foi adotado como ícone de uma identidade arquitetônica nacional, valorizando o uso de um material genuinamente brasileiro”, afirma Carlos Bianco, arquiteto e responsável pelo showroom da Roca Cerámica – marca pertencente ao Grupo Lamosa no Brasil. Segundo ele, além do forte apelo estético, a pedra carrega uma importância histórica na consolidação da arquitetura brasileira, sendo amplamente usada também no exterior.

Fidelidade estética e inovação tecnológica

Com sua expertise em design e alta tecnologia, a Roca Cerámica se destaca pelas reproduções surpreendentemente fiéis da pedra natural expressa na Série Mármore Paraná. A precisão do porcelanato ainda carrega a excelência da qualidade e uma estampa que, após a instalação, torna complicadíssima a vida de quem quer adivinhar: trata-se de um produto industrializado ou uma rocha natural?

Como e onde usar?

Além do emprego em pisos e paredes, por meio dos Superformatos a Roca Cerámica possibilita que a série Mármore Paraná se destaque em projetos de movelaria, como a ampla mesa e a composição do painel nesse ambiente. Disponível as dimensões 120 x 120 cm, 120 x 250 cm e 160 x 160 cm | Fotos: Divulgação Roca Cerámica

Ideal para áreas sociais, halls, banheiros, cozinhas e até ambientes comerciais, o porcelanato Mármore Paraná é resistente, impermeável e altamente durável em aplicações de pisos, paredes, bancadas e também em projetos de movelaria. “Esses usos superam os da rocha natural graças à maior resistência e à baixa absorção de água, o que torna o revestimento da Roca Cerámica ideal até mesmo para áreas úmidas, molhadas e de alto tráfego”, explica o arquiteto.

Vantagens do porcelanato

Com a facilidade dos SuperFormatos e a instalação com juntas secas de 1 mm, a Série Mármore Paraná admite paginações contínuas e uniformes, conferindo um visual sofisticado aos projetos de arquitetura | Fotos: Divulgação Roca Cerámica

Pioneira na produção dos SuperFormatos, a Roca Cerámica desenvolveu três versões do porcelanato Mármore Paraná, cada uma pensada para diferentes necessidades de projeto:

• 120 x 250 cm: ideal para revestir paredes do chão ao teto em casas com pé-direito padrão;

• 120 x 120 cm: formato versátil que se adapta tanto a espaços amplos quanto compactos;

• 160 x 160 cm: indicado para quem busca integração visual entre pisos, paredes e bancadas.

“Com os avanços tecnológicos, foi possível reeditar fielmente toda a sofisticação do Mármore Paraná em porcelanato. Os veios naturais, o acabamento e a durabilidade do produto da Roca Cerámica reforçam a sensação de autenticidade”,destaca Carlos. Além da estética, o material se sobressai pela resistência aos impactos mecânicos, manchas, variações térmicas e umidade.

Solução sustentável e segura

Num contexto de preservação ambiental, o porcelanato é, sem dúvidas, uma alternativa consciente quanto ao uso da pedra natural, que um dia será finita devido sua extração.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.