
Golpistas fazem uso de mensagens, e-mails e até sites clonados para aplicar a fraude. Quase 40% dos casos deste ano foram registrados nas primeiras duas semanas deste mês. Mais de 270 pessoas caíram no golpe do falso boleto do IPVA
José Fernando Ogura/AEN
Até maio deste ano, o Paraná registrou 279 casos de golpes do boleto falso no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025. Deste total de casos, 37% foram registrados apenas nas primeiras duas semanas deste mês.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de pessoas que caíram em um golpe no estado pode ser ainda maior, visto que nem todos contribuintes avisam as autoridades sobre a fraude.
Os golpistas fazem uso de mensagens, e-mails e até sites clonados para enganar as vítimas. De acordo com a PRF, foram detectadas páginas que imitam o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com a oferta de serviços como emissão de guias, regularização de documentos e leilões fictícios.
As páginas têm endereços semelhantes aos oficiais, mas com pequenas alterações, que passam despercebidas pelos usuários. Os sites oficiais do pagamento terminam com “pr.gov.br”.
Segundo o chefe do Setor de IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon, os usuários devem ficar atentos aos destinatários do pagamento do imposto.
“O contribuinte tem que tomar cuidado no momento da emissão da guia: observar quem é o destinatário dessa guia. No caso do IPVA, será Governo do Estado do Paraná ou Secretaria de Estado de Fazenda. Qualquer coisa diferente disso, se tiver o nome de uma pessoa comum ou o nome de uma empresa, desconfie”, alerta Leonardo.
Como evitar de cair em golpes do IPVA
Acesse apenas canais oficiais: utilize exclusivamente o site do Detran e verifique se a URL termina com “.gov.br”. Aplicativos oficiais do Detran também são uma opção segura.
Não confie em mensagens recebidas por terceiros: o Detran não envia boletos de pagamento por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens. Sempre desconfie de links compartilhados fora dos canais institucionais.
Verifique o destinatário do pagamento: antes de pagar qualquer boleto ou Pix, confirme que a instituição recebedora é um órgão público vinculado ao Governo Estadual.
Evite sites que prometem vantagens: páginas que oferecem descontos em taxas veiculares ou facilidades suspeitas podem ser fraudulentas.
Fique atento aos detalhes do boleto: confira nome do beneficiário, CNPJ e dados bancários antes de concluir qualquer pagamento.
Caso o contribuinte identifique ou suspeite de um golpe, a orientação é registrar boletim de ocorrência na polícia, além de preservar todos os registros de pagamento e capturas de tela das páginas acessadas.
LEIA TAMBÉM
Inspiração: Casal que sonhava em ter filhos entra na fila para adotar duas crianças e acaba saindo com 5 irmãos
Comemoração diferente: Jovem viraliza com festa de aniversário para bebê reborn e é alvo de ataques nas redes
Transito: Menina de 9 anos é terceira vítima de acidente entre carro e carreta em Maringá
Como pagar o IPVA no Paraná
As guias de pagamento do IPVA devem ser emitidas no site da Secretaria de Fazenda ou pelo aplicativo “Receita Paraná”, disponível na Apple Store e Google Play.
O Governo do Paraná reforça que o sistema de pagamento é totalmente online. Os contribuintes não receberão boleto em casa ou qualquer tipo de correspondência.
No mês de maio, para os usuários que escolheram a opção parcelada, deve-se fazer o pagamento da quinta parcela. Confira os prazos:
Final de placa 1 e 2: 20/5
Final de placa 3 e 4: 21/5
Final de placa 5 e 6: 22/05
Final de placa 7 e 8: 23/5
Final de placa 9 e 0: 26/5
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.