Turismo de experiência cresce 129% no Espírito Santo e impulsiona pequenos negócios

Ilha-das-Caieiras
O ES tem 62 mil empresas ligadas ao turismo. Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O turismo de experiência registrou crescimento de 129% no Espírito Santo até abril deste ano, segundo dados do setor. A modalidade tem ganhado força e movimentado a economia, especialmente por meio de pequenos empreendedores.

Atualmente, o Espírito Santo conta com quase 62 mil empresas ligadas ao turismo. Dessas, mais de 97% são pequenos negócios, o que mostra a importância da modalidade para o fortalecimento da economia local.

LEIA TAMBÉM:

  • Você vai ouvir falar muito dele: Rede Saúde 2025 já começou
  • Visitantes gastaram em média R$ 177,05 por dia na maior festa do Espírito Santo
  • Espírito Santo abre colheita do café conilon com expectativa de safra recorde e grãos de qualidade

Na Ilha das Caieiras, em Vitória, o empreendedor Hudson Rei abriu uma cafeteria integrada à sua fábrica de bombons de banana. A proposta, de acordo com ele, é oferecer uma vivência sensorial com ingredientes regionais, como o café servido na panela de barro, símbolo da cultura local.

Trabalhar realmente com turismo de experiência, onde você pode viver um pouquinho do que é a tradição capixaba, da panela de barro, do café, do chocolate. É o que o Espírito Santo mais produz. Hudson Rei, empresário.

Além disso, o turismo náutico também vem se destacando. O empreendedor Arthur Aragão transformou um hobby em negócio e há um ano e meio, criou uma empresa de passeios de caiaque e stand up paddle.

Eu já fazia esses passeios anteriormente como lazer, a demanda foi crescendo e eu resolvi me profissionalizar. Foi com a ajuda do Sebrae que eu comecei a dar os primeiros passos e a gente conseguiu transformar o que era um hobbie em uma atividade profissional, que hoje eu vivo 100% com ela. Arthur Aragão, empreendedor.


Turismo naútico

A capixaba Daniela Barboza Santanna conta que sempre teve medo do mar, mas decidiu participar de um dos passeios oferecidos por Arthur depois de ver um anúncio online. Assim, a experiência mudou sua relação com o oceano.

Isso aqui me traz muita vida, diversidade marinha aqui é muito grande. A gente vê tartaruga o tempo inteiro nos passeios, peixes, os golfinhos também, que hoje eu tive como contemplar. Então aqui realmente é o quintal da nossa casa. Daniela Barboza Santanna, dona de casa.

A procura pelos passeios não para de crescer. Na baixa temporada, cerca de 800 pessoas participam por mês, e esse número ultrapassa 2 mil na alta temporada.

Os passeios acontecem em Vitória, Vila Velha e Anchieta, e há até transporte de ônibus para grupos, com uma equipe de 15 profissionais envolvidos na operação.

Semana S

Até o dia 17 de maio, o estado recebe atividades da Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, uma iniciativa do Sistema Fecomércio-ES, Sesc e Senac. Assim, são mais de 180 ações gratuitas e abertas ao público, com foco em temas como empreendedorismo, turismo, capacitação e serviços sociais.

“A gente também está falando sobre os nossos parques aquáticos, sobre os nossos hotéis, sobre as atividades de turismo social que acontecem em todo o Estado, através das atividades de passeio e excursões de fim de semana”, afirmou a diretora de turismo do Sesc-ES, Monica Velasques.

Além das experiências culturais, o evento também oferece acesso a passeios com preços populares. Para participar, é preciso fazer uma credencial online. As atividades incluem visitas guiadas, oficinas e ações educativas voltadas a todas as idades.

“A gente tem que aumentar a permanência do turista aqui no Estado. Então quanto mais opções de visitação, maior o tempo que ele permanece aqui. A gente tem também que aumentar o gasto do turista”, gestor de turismo Sebrae, Leandro Dalcolmo Tononi.

*Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da Tv Vitória/Record.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.