União Brasileira de Mulheres é contra a saída da delegada Clécia Vasconcelos

Clécia Vasconcelos, titular da Deam de Feira de Santana
Clécia Vasconcelos, titular da Deam de Feira de Santana | Foto: Ed Santos / Acorda Cidade

A produção do Acorda Cidade recebeu, na manhã desta quinta-feira (15), uma nota em apoio à delegada Clécia Vasconcelos, atual titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), de Feira de Santana.

A nota, elaborada pela União Brasileira de Mulheres (UBM), manifesta o apoio à delegada, reconhecendo o histórico e a dedicação da profissional à frente da unidade policial. confira na íntegra:

NOTA DE APOIO À DRA. CLÉCIA VASCONCELOS

A União Brasileira de Mulheres (UBM) vem a público manifestar seu total apoio à Dra. Clécia Vasconcelos, reconhecendo seu histórico de dedicação e excelência à frente da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) de Feira de Santana.

Dra. Clécia tem se destacado pelo seu compromisso firme no combate ao feminicídio e na proteção dos direitos das mulheres, desenvolvendo um trabalho essencial para a garantia da segurança e dignidade de tantas vítimas que buscam amparo e justiça.

Reconhecemos a importância de lideranças como a dela, que enfrentam os desafios cotidianos para construir uma sociedade mais justa e livre de violência. Reiteramos nosso respeito e solidariedade à Dra. Clécia, reafirmando nosso compromisso com a luta por políticas públicas efetivas que garantam a vida e os direitos das mulheres.

Seguimos unidas e vigilantes.

União Brasileira de Mulheres (UBM)
15 de maio de 2025

Em entrevista ao Acorda Cidade, Dayana Alcântara, que faz parte da UBM, informou que o grupo tomou conhecimento de uma suposta transferência da delegada. A mobilização tem como objetivo reconhecer o trabalho de excelência desempenhado por Clécia Vasconcelos não apenas no serviço público, mas principalmente no fortalecimento da luta contra a violência de gênero no município.

“A doutora Clécia está à frente da Deam desde sua inauguração e tem contribuído ativamente para a consolidação da rede de proteção às mulheres em Feira de Santana. Ela tem sido alvo de questionamentos por parte de alguns setores, mas para nós, que estamos nas lutas, isso é prova de que ela está fazendo o que precisa ser feito — e muito mais”, comentou.

A entidade faz um apelo direto ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Segurança Pública da Bahia, para que ouçam a voz dos movimentos sociais e das mulheres assistidas pela rede de proteção.

“Queremos que a doutora Clécia permaneça não apenas nesta gestão, mas nas próximas, porque ela nos representa e tem nossa total confiança”, concluiu.

Um abaixo-assinado eletrônico também foi criado para fortalecer a campanha.

Conforme o Acorda Cidade já divulgou, o atual coordenador da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (1ª Coorpin), o delegado Yves Correia, deixará o comando da Polícia Civil de Feira de Santana, para assumir a Diretoria Regional do Interior Leste.

O delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, reforçou que Yves Correia continuará atuando em Feira de Santana, agora com maior autonomia. Ele também confirmou que a criação da nova diretoria regional está em fase de estruturação, devendo passar por tramitação legal.

Também foi apurado pelo Acorda Cidade, que o novo delegado-geral está fazendo um processo de oxigenação em delegacias, onde titulares comandam há mais de 10 anos.

O delegado adjunto da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana, Alisson Carvalho, também foi transferido para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Salvador.

Outras delegacias também sofrerão mudanças.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também: Delegado Yves Correia deixa comando da Polícia Civil de Feira de Santana e assume Diretoria Regional do Interior Leste

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.