Dilma participa de seminário online sobre papel do Banco do Brics

A ex-presidente Dilma Rousseff participa nesta terça-feira (20), de forma online, do seminário “Brics no Brasil: perspectivas e desafios”, promovido pela Fundação Perseu Abramo em parceria com a Fundação Friedrich Ebert. O evento antecede a Cúpula de Líderes do grupo, prevista para julho no Rio de Janeiro, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube.

Dilma deve abordar o papel do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como Banco do Brics, do qual foi recentemente reeleita presidente por mais cinco anos. O banco financia projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países membros. Desde que assumiu a liderança em 2023, a ex-presidenta afirma ter reestruturado a atuação da instituição, que passou a conceder novos empréstimos após um período de paralisação.

O seminário será realizado às 9h no Auditório Antonio Candido, na sede da Fundação Perseu Abramo, na cidade de São Paulo, e contará também com a presença do diretor de Cooperação Internacional da Fundação, Valter Pomar, do representante da Fundação Friedrich Ebert, Jan Souverein, e dos embaixadores Mauricio Lyra e Audo Faleiro.

O Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), hoje ampliado para 11 países com a entrada de Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã, é visto como uma alternativa ao sistema financeiro tradicional liderado por países ocidentais, especialmente em um contexto de disputas geopolíticas e sanções internacionais.

Serviço

Seminário “Brics no Brasil: perspectivas e desafios”

  • 20/5 (terça-feira), a partir das 9h
  • Auditório Antonio Candido da Fundação Perseu Abramo (Rua Francisco Cruz, 234, Vila Mariana, São Paulo/SP)
  • Transmissão ao vivo: Canal da Fundação Perseu Abramo no YouTube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.