Indaiatuba interrompe captação de água do Rio Jundiaí após vazamento de corante que deixou água azul


Afluente é utilizado esporadicamente para complementar a captação do município. Interrupção não prejudica o abastecimento da cidade. Patos e gansos ficaram azuis após carreta derramar corante em córrego de Jundiaí (SP)
Arquivo Pessoal
A Prefeitura de Indaiatuba (SP) interrompeu, nesta quarta-feira (14), a captação de água do Rio Jundiaí após o Córrego das Tulipas, de Jundiaí (SP), ser atingido por aproximadamente dois mil litros de corante derramado durante um acidente com uma carreta que transportava o líquido.
Além de deixar a água azul no córrego, o pigmento coloriu peixes e a plumagem de patos e gansos que vivem no parque.
O corante não havia chegado, até esta publicação, ao trecho do rio em Indaiatuba, mas como o manancial é uma das fontes de abastecimento, a captação foi interrompida.
Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba, a interrupção da captação não causou problema para o abastecimento da cidade, já que o município também retira água de outros mananciais.
De acordo com a prefeitura, o Rio Jundiaí é usado esporadicamente para complementar a captação do município quando os reservatórios estão baixos.
O abastecimento geral é realizado principalmente pelo Ribeirão Piraí e outros cinco afluentes. São eles:
Rio Capivari-Mirim
Represando Cupini
Represa do Morungaba
Córrego da Barrinha
Córrego do Barnabé
O Saae informou ainda que, apesar do monitoramento local não identificar nenhuma alteração na água na região de Indaiatuba, o serviço segue coletando e analisando de tempos em tempos a água do rio. A Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) também monitora a situação.
Ainda segundo o Saae, a capitação será retornada somente após o descarte se dissipar e a Cetesb autorizar.
Corante derramado
Motorista informou que estava fora do caminhão quando o veículo desceu e atingiu o poste
Jornal da Região/Divulgação
O derramamento começou após uma carreta colidir com um poste no bairro Jardim Tulipas, em Jundiaí, na terça-feira (13). Com a batida, o produto químico escorreu para o Córrego das Tulipas e alterou a coloração da água, além de tingir de azul alguns animais que vivem no local.
O corante é utilizado para tingir embalagens, como caixas de ovos, e tem odor forte. Segundo o motorista, ele estava fora do veículo quando o caminhão desceu e atingiu o poste.
Equipes da Defesa Civil e da Cetesb visitaram a empresa responsável pela fabricação da substância, localizada no bairro Engordadouro, em Jundiaí.
Segundo a Cetesb, o produto contém ácido acético e apresenta baixa toxicidade. Ao entrar em contato com a água, o corante, que estava concentrado, foi diluído.
A Cetesb disse ainda que foram realizados testes na água que comprovaram que o córrego não foi contaminado. Além disso, em breve, a companhia apresentará, as medidas administrativas cabíveis.
Animais socorridos
Peixes mortos e com coloração azul foram encontrados no córrego em Jundiaí (SP) após o derramamento de corante
Régis Rosa/TV TEM
A Associação Mata Ciliar, entidade que desenvolve ações para a conservação da biodiversidade e que tem parceria com prefeituras da região de Jundiaí, informou que três gansos e um pato foram resgatados e passaram por procedimentos de desintoxicação.
A associação também procurou por capivaras que costumam ficar na área e que também podem ter sido atingidas pela substância. Na manhã de quarta-feira (14), foram encontrados mais de 100 peixes mortos no córrego.
Em relação às aves, a Cetesb informou que até a noite de quarta-feira, foi apurado que o produto provocou apenas mudança na coloração das penas e que os animais não apresentaram sintomas de intoxicação.
Imagens mostram antes e depois de córrego atingido por corante azul em Jundiaí
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.