‘Falsa fiscalização’: Vigilância Sanitária de Campinas alerta para golpe e explica como identificar farsantes


Um estabelecimento da área de saúde que desconfiou de uma abordagem e acionou o órgão, diz prefeitura. Agentes da Vigilância Sanitária de Campinas
Vigilância Sanitária
A Vigilância Sanitária de Campinas (SP) divulgou um alerta na tarde desta quinta-feira (1) sobre o golpe da “falsa fiscalização”, que é quando farsantes tentam entrar em estabelecimentos se passando por agentes do órgão.
O alerta foi dado, segundo a administração municipal, após a vigilância receber denúncia de que há pessoas que se identificam como fiscais para tentar entrar em comércios com a justificativa de realizar uma inspeção e, ao serem questionadas sobre identificação, deixam os locais.
“O alerta foi feito, por exemplo, por um estabelecimento da área de saúde que desconfiou deste tipo de abordagem”, explicou.
Para identificar os golpistas, a prefeitura orientou que:
Autoridades sanitárias de Campinas sempre estão identificadas e fazem ações com carro oficial do Poder Público.
Os técnicos da Vigilância Sanitária atuam em equipe e, por dever de ofício, estão impedidos de solicitar qualquer tipo de cobrança.
Os pagamentos de taxas e multas à Vigilância são feitos por meio de guias de recolhimento que devem ser pagas em rede bancária e são recolhidas ao Fundo Municipal de Saúde. Portanto, não há recebimento durante as fiscalizações.
Telefone da vigilância
Assessora técnica da Vigilância Sanitária, Kristiane Hitomi Shimizu, explico que quem tiver dúvidas sobre a atuação de qualquer profissional da Vigilância Sanitária deve entrar em contato com a Coordenadoria do órgão pelo telefone (19) 2515-7134.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região na página do g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.