Com o tema Adiar o fim é criar novos começos, o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS) realiza nos dias 17 e 31 de maio, o Festival das Juventudes. Organizado em parceria com o grupo Jovens Agentes de Paz (JAP), coletivo Artes Insurgentes (UFC) e diversas instâncias do território do Grande Bom Jardim, em Fortaleza (CE), o festival chega à sua 7ª edição em 2025, e deve acontecer também nos dias 14 e 28 de junho.
De acordo com a integrante do JAP, iniciativa do CDVHS, Mariany Sousa, o tema do festival surgiu da necessidade de pautar a urgência climática, observando os impactos da pauta nas lutas existentes para a conquista de direitos como, por exemplo, saneamento básico. A jovem agente destaca ainda o racismo ambiental, a urgência e os desastres climáticos como as principais pautas norteadoras para o tema esse ano.
Na busca por reunir estudantes de seis escolas do Grande Bom Jardim em uma programação intensa, o festival de cultura atua como dispositivo de incentivo para ações de formação em direitos humanos no espaço escolar, além de buscar fortalecer a participação de adolescentes e jovens nos espaços comunitários através da arte e da cultura, se consolidando como espaço de protagonismo juvenil, reflexão crítica e fortalecimento da identidade periférica.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::

Sousa ressalta ainda a importância da realização do festival e conta a experiência pessoal quando participou ativamente do evento durante a 5ª edição. “Eu sou ‘cria’ dos movimentos sociais, e o JAP surgiu para mim como um novo norte, um novo sentido na minha vida que é essa causa, lutar pelos direitos humanos junto com os nossos e pelos nossos”, aponta. Estar na organização do Festival das Juventudes, no entanto, vai para além de uma motivação pessoal, e esbarra na necessidade de mobilizar os jovens do Grande Bom Jardim, apresentando novas formas de experiência, por meio da arte e da cultura.
Mayra Silva, integrante do JAP, também ressalta as expectativas para a chegada de mais uma edição do evento, e revela que espera um festival cheio de vida e ensinamentos, capaz de proporcionar alegria para os jovens das escolas envolvidas na programação do festival, e também que o espaço seja uma ferramenta de transformação na vida dessa juventude.
Na edição 2025, o tema do evento se conecta ao tema norteador da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) para o ano letivo de 2025: Educação Ambiental, Sustentabilidade e Emergência Climática. A programação tem início às 7h30, seguido da abertura cultural, lanche, rodas de conversa e oficinas artísticas. No Momento daz’Ideias, nomes como Jô Costa, Pietra Black e Rizzi estarão juntos compartilhando vivências e perspectivas sobre o papel das juventudes na luta por um futuro possível. Já na parte da tarde, os jovens poderão vivenciar oficinas de produção de chaveiros, mudas, leques, teatro, flâmulas e percussão.
Por fim, Sousa destaca o papel da arte e da cultura como agentes de transformação social, capaz de mudar e salvar vidas, assim como a educação, e salienta ainda que existir na periferia todos dos dias é um ato de resistência, onde nesse meio, a arte e a cultura possuem papeis fundamentais de garantia de direitos, por meio do acesso à arte e ao lazer, e de mobilização dos sujeitos da comunidade em prol de lutas importantes. A expectativa também é que mais jovens retornem para casa com um olhar diferente e aguçado sobre as mazelas da sociedade e da comunidade local, com capacidade de compreender o território como espaço de promoção de arte e cultura.
Programação
Sábado | 17 de maio
9h – Mesa Juventude e as ideias que adiam o fim
12h – Almoço
14h – Oficinas artísticas com parceiros
17h – Encerramento
Sábado | 31 de maio
9h – Mesa A liberdade é coletiva: redes de apoio, afetos e resistências
12h – Almoço
14h – Oficinas artísticas com parceiros
17h – Encerramento
Sábado | 14 de junho
9h – Mesa Construindo a cultura de paz a partir da ancestralidade e resistências!
12h – Almoço
14h – Oficinas artísticas com parceiros
17h – Encerramento
Sábado | 28 de junho
9h – Visita aos equipamentos do território
12h – Almoço
14h – Oficinas temáticas
17h -Encerramento
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::