Movimentos feministas organizam vigília noturna pela vida das mulheres nesta quinta-feira (15)

Em abril deste ano, no feriado prolongado de páscoa o Rio Grande do Sul foi marcado por uma escalada do feminicídio, com 10 vítimas fatais. Nos dias seguintes, vieram à tona denúncias de precariedade de atendimento à violência contra às mulheres. Com objetivo de alertar sobre a situação e servir de memória e luta contra o feminicídio, o lesbocídio e o transfeminicídio, movimentos feministas realizarão uma vigília noturna, nesta quinta-feira (15), a partir das 18h, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Conforme expõe a presidenta do Conselho Estadual do Direito da Mulher (Cedm/RS), Fabiane Dutra, a vigília foi motivada pela recente onda de feminicídio no estado. “Essa situação abalou de forma profunda todas nós. Por mais que eles ocorram cotidianamente, a gente não se conforma, se revolta, sofre e morre um pouquinho”.

A vigilia, prossegue a dirigente, será um momento simbólico, de fortalecimento. “Vai ser um ato lúdico, com cultura poesia, de reverenciar a vida dessas mulheres.”

De acordo com o levantamento do Lupa feminista, desde o início do ano até 30 de abril, o Rio Grande do Sul registrou 31 feminicídios. “Esse ato é pela memória das mulheres vítimas de feminicidio, para que sejam sempre lembradas e não apenas haja comoção e mobilização quando estes crimes acontecem. É preciso estarmos sempre atentas, por isso a importância das políticas públicas que previnem,protegem e enfrentam as mais diversas formas de violência contra as mulheres”, complementa a psicóloga e coordenadora do Lupa Feminista, Thaís Pereira Siqueira

No dia 30 de abril, o movimento realizou um ato na praça da Matriz, diante das sedes dos três dos poderes do Rio Grande do Sul: Assembleia Legislativa, Palácio Piratini e Judiciário. Na ocasião as mulheres reivindicaram uma atenção maior ao contexto de violência de gênero no estado. O ato foi organizado pelo Levante Feminista contra o Feminicídio, o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, o Bancos Vermelhos e o Fórum Estadual de Mulheres.

A vigília nesta quinta-feira será realizada na Ponte de Pedra (Av. Borges de Medeiros, S/N – Centro Histórico da capital). A mobilização é organizada pelo Levante Feminista Contra o Feminicídio, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/RS, Bancos Vermelhos, Procuradoria Estadual da Mulher da AL/RS, Força Tarefa de Combate aos Feminicidios e Forum Estadual de Mulheres do RS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.