
A escritora Andreia Delmaschio lança Urupema, romance que recebeu a maior nota no Prêmio Carolina Maria de Jesus, do Ministério da Cultura. A edição, publicada pela Nova Alexandria, será lançada no dia 17 de maio às 17h, na Praça de Alimentação do Cine Jardins, em Jardim da Penha, Vitória.
A história de Urupema (peneira, em tupi-guarani) é uma trama muito bem amarrada, em que os dramas de três gerações de uma mesma família em torno das taras e manias dos seus membros são articulados, sempre, a eventos históricos, políticos e econômicos
Leia também: O tempo da arte, o tempo do desejo: tudo pode perder-se
Imigrantes aportados em terras brasileiras
Os eventos coletivos, se não as justificam, ao menos descortinam um complexo panorama social, e o clima psicológico resultante tanto do extermínio das antigas populações locais e da exploração da mão de obra escravizada, quanto da pobreza e do trabalho escorchante dos imigrantes transplantados para o Espírito Santo.
Esses imigrantes são herdeiros e reprodutores de ideologias que pareceriam perdidas no tempo, não fosse o olhar agudo da criança que cresce no seio da antítese e que, já adulta, narra as suas experiências entre o campo e a cidade, entre as posses acumuladas por uns e a escassez sofrida por outros. Tudo isso numa linguagem crua e poética.
A escritora Andreia Delmaschio é professora titular do IFES – Instituto Federal do Espírito Santo, contista, cronista e lançou diversos livros, sendo a única mulher e a única capixaba ganhadora do V Prêmio Ufes de Literatura.