Unifacs inaugura clínica-escola veterinária em Feira de Santana com foco em formação e serviços à comunidade

Unifacs
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A Unifacs (Universidade Salvador) acaba de dar um importante passo em sua trajetória de mais de 50 anos de educação superior: a inauguração da clínica-escola do curso de Medicina Veterinária no campus de Feira de Santana. Com estrutura moderna e foco na formação prática desde o início da graduação, o novo espaço marca não apenas um avanço pedagógico, mas também um ganho social para toda a região, que poderá contar com atendimentos especializados para pequenos animais.

Unifacs
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A novidade foi celebrada com entusiasmo pelo novo diretor da Unifacs, o professor Dr. Bruno Soares. Médico veterinário de formação, o gestor destacou durante entrevista ao Acorda Cidade os investimentos que vêm sendo realizados na infraestrutura da instituição e a forte conexão entre os cursos e as necessidades do mercado regional.

“Um dos principais investimentos está relacionado à qualidade dos nossos cursos. Essa qualidade refere-se aos projetos de inovação de tecnologia que nós temos da Unifacs. Então a gente tem uma seleção de projetos de inovação para o desenvolvimento de startups com apoio financeiro aos estudantes. Também investimento na infraestrutura, uma infraestrutura cada vez mais integrada ao mundo do trabalho, a realidade profissional do estudante do nosso corpo discente.”

Unifacs
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A clínica veterinária, já em funcionamento interno, integra um conjunto de espaços voltados à prática profissional, como o Núcleo de Práticas Jurídicas, a Clínica de Saúde e os laboratórios de Engenharia. “A gente observa laboratórios sendo renovados, a implementação de espaços que prestam serviços à população, como a clínica médica veterinária”, destacou.

Com mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação, e um acervo bibliográfico com mais de 400 mil itens distribuídos entre os campi de Salvador e Feira de Santana, a Unifacs reafirma seu compromisso com uma formação universitária que ultrapassa o currículo tradicional e prepara o aluno para assumir grandes posições no mercado. “Nosso projeto acadêmico integra vários parceiros que são empresas privadas e o setor público no dia a dia da sala de aula.

Unifacs
Lorena Sampaio e Bruno Soares | Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Esses parceiros participam ativamente, seja com cenários de práticas, com a participação de profissionais que vão trazer conhecimento para os nossos alunos, assim como nós temos espaços que prestam serviço e que desejam prestar serviço à comunidade, colocando o nosso estudante a exercitar a profissão que ele vai ter no futuro próximo”, explicou Dr. Bruno ao Acorda Cidade.

A metodologia inovadora chamada ensino dual aproxima ainda mais os estudantes da realidade profissional. “As disciplinas dos alunos são desenvolvidas tanto por professores nos nossos espaços da instituição, mas também desenvolvida com as empresas, com a realidade do mundo do trabalho. O aluno aprende com cases reais e com a realidade que ele vai encontrar no mercado.”

Unifacs
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De olho no agronegócio, o professor destaca a importância estratégica da Medicina Veterinária para o cenário baiano e o desenvolvimento do estado.

“A Unifacs acredita bastante na formação em prol do agronegócio, da saúde pública, da saúde única. A gente sabe que o estado da Bahia é um dos principais produtores do agronegócio, seja por meio de ovos, de carne, até mesmo da agroecologia. E ao mesmo tempo a gente tem um desenvolvimento da saúde animal, da saúde Pet, que já está acontecendo no estado. Então existe uma busca constante de especialidades, de profissionais especialistas do mundo Pet e a gente consegue fomentar profissionais que vão atender a essa realidade”, afirmou.

Atendimento veterinário de qualidade e acessível

Na área de Medicina Veterinária, o entusiasmo transborda também na fala da coordenadora do curso, professora Lorena Sampaio. Ao Acorda Cidade ela explicou que a clínica foi inaugurada nesta terça-feira (13) internamente para a comunidade acadêmica, docentes, educadores e os alunos, porque além de uma estrutura de atendimento, ela é direcionada para a formação dos estudantes também. Mas em breve, o serviço deve ser aberto para à comunidade.

Unifacs
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com foco em cães, gatos e até animais exóticos, o espaço vai oferecer serviços de clínica médica, cirúrgica e diagnóstico por imagem de alta qualidade. E o melhor: com atendimento aberto à comunidade, a preços acessíveis. O objetivo é se tornar referência em cuidado e acessibilidade na cidade.

“Essa estrutura é apaixonante. Não tem como entrar aqui na nossa clínica e não ficar admirado com o investimento, com todo o cuidado que é característico da Unifacs. A preocupação com a qualidade, com os espaços, com os equipamentos, além de currículo do professor, orientação, plano, toda essa estrutura reflete a preocupação da Unifacs em formar profissionais mais capacitados para o mercado.”

Unifacs
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

A professora também reforçou que o atendimento para a comunidade não vai ser gratuito, mas será acessível, com serviços de qualidade prestados por profissionais mestres, doutores e alunos supervisionados, representando a essência do projeto da Unifacs.

Com um olhar cuidadoso para a inovação, diversidade, responsabilidade social e ética, a Unifacs segue como referência no cenário educacional baiano. A cidade de Feira de Santana, como reforça o diretor Soares, tem ampliado sua demanda por profissionais altamente qualificados, especialmente nas áreas da saúde, direito, agronegócio e tecnologia. “E uma das melhores formas de ter esses profissionais é formando eles com o exercício prático desde o momento que eles ingressam na instituição, frisou.”

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.