Inovação e eficiência na pecuária: Pecuária 4.0 se destaca pela alta tecnologia e foco no bem-estar animal


Saiba como o crescimento do setor e as novas exigências para o mercado fazem da tecnologia uma grande aliada da produtividade para produtores rurais. A alta tecnologia aplicada à pecuária.
Divulgação
Os produtores, gestores e administradores que atuam no setor da pecuária no Brasil sabem que as exigências do campo estão cada vez mais complexas e criteriosas. Mesmo sendo um dos maiores exportadores de carne do mundo e tendo a nossa qualidade como um grande fator diferencial, novas condições e imposições são criadas e muitas delas com foco no bem-estar animal.
Nesse sentido, a tarefa de atender a demanda e acompanhar essa crescente global de forma eficiente, produtiva e rentável exige cada vez mais o uso de tecnologias inovadoras de gestão agrícola. Para melhorar constantemente as etapas de produção de suas propriedades e torná-las mais eficazes, é indispensável que os produtores utilizem ferramentas que os auxiliem no manejo adequado dos animais, atuando também na melhoria da qualidade da alimentação, na saúde do rebanho e muito mais.
A Pecuária 4.0 consolidou o uso da tecnologia
Os tempos são outros não há como negar. Ao dizermos que a pecuária deu um grande salto entre uma geração e outra, falamos principalmente da consolidação do uso e desenvolvimento de tecnologias facilitadoras no dia a dia dos produtores rurais. O resultado desses investimentos em inovação são visíveis. Atualmente, o Brasil é classificado como o maior rebanho comercial do mundo e também o principal exportador de proteína animal.
Com o avanço tecnológico, notamos também um avanço na produtividade, garantindo não só números excelentes quanto a cabeças de gado, como também uma qualidade incomparável em se tratando de alimentos. Vivemos um processo de transformação muito veloz em comparação à geração anterior e os resultados não mentem.
A atual geração é marcada pela tecnologia, mas quais são essas ferramentas que colocam o Brasil como um exemplo a ser seguido pelos demais países produtores?
Principais tecnologias e ferramentas da Pecuária 4.0
Uma linha produtiva cada vez mais automatizada será algo comum em questão de tempo. Os avanços em prol de melhorias para o trabalho e rendimento no campo estão dando saltos como nunca vistos antes. Vamos conhecer as 3 principais tecnologias que representam a Pecuária 4.0:
Drones: o maior aliado dos pecuaristas quando o assunto é manejo de gado, os drones conquistaram uma função muito importante atualmente. Devido ao seu longo alcance e possibilidade de monitoramento a distância, o controle dos animais e identificação de fugas ficou mais fácil.
Softwares e sistemas para automação de dados: coletas inteligentes e chips são muito comuns, mas para onde vão essas informações? Os softwares organizam dados coletados gerando relatórios precisos para tomada de decisões dos produtores rurais.
Troncos e balanças inteligentes: por falar em coleta de informações, os troncos e balanças inteligentes possuem um papel fundamental neste processo. Com os avanços nessa área em específico, além de promover uma otimização para quem faz o manejo e fornecer informações importantes sobre o gado, uma de suas principais características é o foco em bem-estar animal.
Tronco Combat 300 Açôres
O Tronco Combat 300, produto desenvolvido exclusivamente pela Açôres Troncos e Balanças, otimiza a gestão da fazenda e contribui significativamente para o bem-estar animal, melhorando também a produtividade e a lucratividade. Desenvolvido com tecnologia de ponta, o produto atende rigorosamente às normas de segurança, de conforto e de desempenho estabelecidas pelas Normas Regulamentadoras (NR) 12, 17 e 31.
Reduzindo significativamente o estresse durante o manejo, o tronco é leve, robusto e de baixa manutenção, dispensando ajustes constantes e minimiza o impacto ambiental, oferecendo conforto tanto para o operador quanto para o animal.
Alta conectividade
Para além da eficiência operacional, o Tronco Combat 300 oferece a possibilidade de trabalhar conectado com smartphones e tablets Android, explorando uma infinidade de opções, como a leitura automática de brincos eletrônicos e o uso do aplicativo ACR Manejo Web, que também é uma solução da Açôres.
O Tronco Combat 300 proporciona aos produtores uma solução completa e eficaz para enfrentar os desafios da agricultura atual.
Conheça mais sobre a Açôres visitando o site oficial.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.