
O aumento nos rendimentos dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos reacendeu o alerta entre investidores e economistas sobre o futuro da economia americana. Para Bruno Corano, economista, a elevação das taxas não indica risco de calote, mas reflete uma crescente apreensão com a capacidade do país de lidar com seus desafios fiscais, políticos e econômicos.
“Quando vemos os juros dos treasuries em patamares tão elevados, o que o mercado está precificando é incerteza. Não é inadimplência, mas um desconforto com o que está por vir”, explica Corano.
Títulos dos Estados Unidos em foco e fatores que pressionam os juros
Segundo o economista, uma combinação de elementos contribui para esse cenário:
- A política fiscal agressiva dos Estados Unidos, em um momento de endividamento recorde;
- A volatilidade provocada por decisões de Donald Trump, especialmente no campo do comércio exterior;
- A possibilidade de uma desaceleração econômica nos próximos trimestres;
- E, principalmente, a dúvida sobre a trajetória da inflação americana.
“A política tarifária adotada por Trump vai na contramão da tradição econômica dos EUA, que sempre foi pautada pelo livre comércio. Isso traz insegurança, porque pode gerar pressões inflacionárias”, avalia Corano.
Estados Unidos: inflação e manobras futuras
Apesar das preocupações, o economista ressalta que os Estados Unidos possuem uma vantagem significativa: sua dívida é 100% denominada em moeda local. “Isso significa que o risco de calote não existe. O governo americano pode emitir dólares sempre que necessário. O verdadeiro risco, neste caso, seria a inflação — e mesmo isso ainda está distante do radar imediato”, pondera.
Corano observa que ainda há tempo e margem para que o país adote medidas corretivas. “O importante agora é observar se a inflação vai continuar recuando, como está previsto, e se haverá ou não uma recessão econômica. Esses fatores vão ditar o ritmo da acomodação das taxas de juros.”
Assista na íntegra:
Leia mais notícias e análises clicando aqui
O post Alta dos títulos do Tesouro reflete temor sobre o futuro da economia dos Estados Unidos apareceu primeiro em BM&C NEWS.