
Antes de se tornar o aclamado Clair Obscur: Expedition 33, o estúdio francês Sandfall Interactive desenvolvia um RPG ambientado em uma Inglaterra vitoriana steampunk. O projeto inicial, conhecido como We Lost, apresentava elementos como zumbis, alienígenas e cenários futuristas. Recentemente, um vídeo de pré-alpha dessa versão foi compartilhado no Reddit, oferecendo um vislumbre do conceito original do jogo. Confira abaixo.
Transição de We Lost para Clair Obscur: Expedition 33
Após seis meses de desenvolvimento, a equipe decidiu abandonar o conceito de We Lost devido à falta de profundidade narrativa. Inspirados pela literatura fantástica e buscando uma história mais rica, os desenvolvedores criaram Clair Obscur: Expedition 33, ambientado em um mundo de fantasia inspirado na Belle Époque francesa.
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Evolução do sistema de combate
O protótipo inicial apresentava um sistema de combate mais tradicional, sem as mecânicas de tempo real que caracterizam o jogo. Com a evolução do projeto, foram incorporadas ações em tempo real, como esquivas e contra-ataques, enriquecendo a experiência de jogo.
Recepção e lançamento
Lançado em 24 de abril de 2025 para PC, PS5 e Xbox Series X|S, Clair Obscur: Expedition 33 recebeu elogios por sua narrativa envolvente e estética distinta. O jogo rapidamente conquistou uma base de fãs, destacando-se como uma das surpresas do ano no gênero RPG.