Nesta terça-feira (13), o prefeito de Maricá, Washington Quaquá, lança sua candidatura à presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) em evento no Circo Voador, no centro do Rio, às 17h. Autoridades, lideranças políticas, líderes sindicais e de movimentos sociais confirmaram presença.
O evento anunciará a candidatura de Quaquá com shows de grandes nomes do samba como Moacyr Luz e Neguinho da Beija Flor, além das baterias da Mangueira e da União de Maricá, escola que o petista é presidente de honra.
No evento, o atual vice-presidente do PT também lança a candidatura do seu filho, Diego Zeidan, para a presidir o partido no estado. Zeidan é o atual secretário de Habitação na cidade do Rio.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
“Quero um PT popular, dentro das favelas de todo o País”, escreveu Quaquá nas redes sociais. A chapa Nova CNB-Favela ainda tem o petista Alberes Lima na disputa pelo diretório municipal. A corrente Construindo um Novo Brasil, da qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também faz parte, é a mais influente dentro da legenda, mas acumula disputas internas.
A eleição para a presidência nacional do PT está marcada para o dia 6 de julho e deve mobilizar cerca de 1,3 milhão de filiados. O Encontro Nacional do partido será realizado em agosto. Já as reuniões estaduais estão marcadas para o período de 19 a 27 de julho.
A corrida interna já soma cinco pré-candidaturas: além de Quaquá, também disputam Rui Falcão, Romênio Pereira, Valter Pomar e Edinho Silva.