Roraima fica sem energia após desligamento de usinas que atendem o estado


A Roraima Energia, responsável pelo fornecimento de energia do estado, disse em nota que a energia está sendo recomposta sob coordenação do Operador Nacional do Sistema (ONS). Usina Jaguaritica II auxiliou no retorno da energia elétrica
Samantha Rufino/g1 RR
Os municípios de Roraima ficaram sem energia na manhã desta quinta-feira (1) após o desligamento das usinas de geração que atendem o estado. As quedas de energia começaram por volta de 11h20 e voltaram ao normal 12h10.
Além dos bairros da capital Boa Vista, todos os municípios do estado também ficaram sem energia. Em nota, a Roraima Energia, responsável pelo serviço no estado, disse que a interrupção do fornecimento de energia aconteceu devido ao sistema de distribuição.
“A Roraima Energia informa que nesta manhã, às 11h20, ocorreu interrupção total do fornecimento ao sistema de distribuição, causado pelo desligamento das usinas de geração que atendem ao Estado de Roraima” disse a Roraima Energia em nota.
O fornecimento está sendo normalizado com a coordenação do Operador Nacional do Sistema (ONS).
Roraima é o único estado do país que não é ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, durante anos, dependeu da energia fornecida pela Venezuela. No entanto, o país parou de enviar energia ao estado em março de 2019 e, desde então, o trabalho é feito por quatro termelétricas da Roraima Energia.
O parque térmico do estado é formado pelas usinas termelétricas de Monte Cristo, na zona Rural de Boa Vista, Jardim Floresta e Distrito, ambas na zona Oeste, e Novo Paraíso, em Caracaraí, região Sul do estado.
Atualmente, duas turbinas da Usina Termoelétrica Jaguatirica II já estão em operação e ajudam a reduzir o consumo da usina termelétrica do Monte Cristo, que funciona a óleo diesel.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.