Em visita à 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo, na manhã deste domingo (11), o presidente em exercício do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB), falou sobre a fraude no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e anunciou que no próximo pagamento, aposentados e pensionistas já receberão a devolução de parte dos recursos.
“Importante destacar que não começou agora, mas terminará agora. No próximo pagamento de aposentados e pensionistas, serão devolvidos R$ 298 milhões para eles. A AGU já pediu o bloqueio de R$ 2,5 bilhões de entidades e empresas para ressarcimento daqueles que foram lesados”, explicou o vice-presidente, que ocupa a presidência neste momento, por conta da viagem oficial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Rússia e China.
Por mais de uma hora, Alckmin caminhou pelos corredores da feira, que é organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no Parque da Água Branca, na zona oeste da capital paulista. O presidente cumprimentou produtores rurais, comprou uma muda e ganhou diversos produtos.
Ao todo, produtores rurais de 23 estados estão expondo e comercializando mais 1800 produtos na feira. Ao todo, 500 toneladas de alimentos foram trazidos ao Parque da Água Branca. Os números foram celebrados por Alckmin.
“Uma alegria voltar na Feira da Reforma Agrária, a primeira foi em 2015, quando era governador, aqui no Parque da Água, e hoje vemos como cresceu. Eu destacaria dois pontos, a agroecologia e a produção de produtos orgânicos e saudáveis. A agricultura familiar, que é campeã na produção de alimentos, principalmente verdura, arroz e feijão”, disse.
Alckmin, que representará o Brasil na posse do novo Papa, Leão 14, afirmou que ficou muito feliz “como latino-americano, porque é um Papa que nasceu nos EUA, mas passou a vida no Peru”. “Esse será o Papa da esperança e contemporâneo, preocupado com a questão climática”, finalizou.