Papa Leão XIV pede paz na Ucrânia e cessar-fogo em Gaza em primeira oração de domingo

Papa Leão XIV na Praça de São Pedro

Papa Leão XIV realizou seu primeiro discurso na praça de São Pedro – Foto: Vatican News/Reprodução/ND

A manhã deste domingo (11) marcou o primeiro discurso do Papa Leão XIV, no Regina Coeli, tradicional oração dominical realizada na praça de São Pedro, no Vaticano.

Diante de milhares de fiéis e de pessoas que acompanhavam a celebração pelo mundo, o pontífice pediu uma paz justa e duradoura para a Ucrânia e um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza, além da libertação de reféns e envio de ajuda humanitária para a população civil.

“Nunca mais guerra”: diz Papa Leão XIV

O papa, eleito na última quinta-feira (8) se tornando o primeiro pontífice norte-americano da história, também citou o fim da Segunda Guerra Mundial, que completou 80 anos na última quarta-feira (9), para lembrar os impactos da violência armada e reforçar seu apelo pela paz.

“Nunca mais guerra!”, exclamou Leão XIV da sacada da Basílica de São Pedro, repetindo as palavras de seu antecessor, o Papa Francisco, ao denunciar a atual situação mundial como uma “Terceira Guerra Mundial em pedaços”.

Segundo o portal Vatican News, durante sua fala, o Papa destacou a tragédia humanitária provocada pela guerra na Ucrânia e os conflitos no Oriente Médio. “Carrego em meu coração o sofrimento do amado povo ucraniano”, afirmou, pedindo que todos os esforços sejam feitos para alcançar um acordo de paz verdadeiro quanto antes.

Ele também demonstrou preocupação com a situação em Gaza. “Que os combates cessem imediatamente, que a ajuda humanitária chegue à população civil exausta e que todos os reféns sejam libertos”, disse.

Além disso, o Papa Leão XIV saudou o recente cessar-fogo firmado entre Índia e Paquistão, expressando esperança de que as próximas negociações levem a um acordo de paz duradouro.

Homenagem ao Dias das Mães

O pontífice também aproveitou o momento para homenagear o Dia das Mães, celebrado neste domingo em diversos países. “Um feliz dia a todas as mães, inclusive àquelas que estão no céu”, desejou o Papa Leão XIV, emocionando os fiéis presentes no Vaticano.

Antes da oração pública, o papa celebrou uma missa reservada nas grutas do Vaticano, próximo ao túmulo de São Pedro, junto ao superior de sua ordem agostiniana, o reverendo Alejandro Moral Anton.

A missa foi a primeira celebrada pelo Papa Leão XIV na Basílica de São Pedro, local onde repousam restos mortais de papas e importantes líderes da Igreja, incluindo o apóstolo, considerado o primeiro papa da história.

*Com informações do Estadão

Adicionar aos favoritos o Link permanente.